Você está aqui: Página Inicial / NOTÍCIAS / O campus da UCV: uma síntese entre arquitetura e arte moderna

O campus da UCV: uma síntese entre arquitetura e arte moderna

por Flávia Dourado - publicado 14/09/2012 00:00 - última modificação 27/01/2014 17:00

O processo de concepção do campus da Universidad Central de Venezuela (UCV) foi o tema da conferência de Rafael Pereira, realizada no dia 11 de setembro, no IEA.

Universidade Central da VenezuelaMarco arquitetônico do movimento modernista do século 20, o campus da Universidad Central de Venezuela (UCV) é conhecido por promover um diálogo entre arquitetura e arte. Projetado por Carlos Raúl Villanueva no final dos anos 1940, seus edifícios e complementos foram inspirados em pinturas, murais, esculturas e outras obras do modernismo.

O processo de concepção do campus, declarado pela Unesco Patrimônio Cultural da Humanidade, foi o tema da conferência de Rafael Pereira, da Faculdad de Arquitectura y Urbanismo da UCV, realizada no dia 11 de setembro, na Sala de Eventos do IEA.

De acordo com Pereira, o projeto do campus baseou-se na ideia de "síntese das artes" ou de "translação": a busca de referência em obras de outros autores não com o objetivo de copiar ou plagiar, mas de manifestar uma tradição artística já consolidada.

"É o caso de Villanueva. Seu trabalho resulta de um processo progressivo de aprendizado da linguagem modernista. Não é copiado: é transladado. Ele aprendeu as regras da modernidade e as adaptou às tradições locais. Trata-se de um processo lento de metabolização que o acompanhou ao longo de seu desenvolvimento profissional", explicou Pereira.

Indagado sobre possíveis semelhanças entre Villanueva e Oscar Niemeyer, Pereira destacou que, "do ponto de vista criador, Villanueva é exatamente o oposto de Niemeyer. Niemayer é como Mozart, um criador visionário, que se antecipa e cria uma linguagem nova, que marca época. No caso de Villanueva, podemos compará-lo a Bach, que recorre a tudo que lhe precede e converte em uma linguagem pessoal, mas sem se preocupar em ocultar as referências".

No vídeo da conferência, é possível entender melhor o trabalho de idealização do campus e conferir as imagens mostradas por Pereira para ilustrar o paralelo entre as construções da UCV e as obras de arte usadas por Villanueva como inspiração.

Assista também ao vídeo do encontro que reuniu Rafael Pereira e Martin Grossmann numa conversa sobre o conceito de metacuradoria.

Foto: Universidad Central de Venezuela