Você está aqui: Página Inicial / NOTÍCIAS / O contraditório do indivíduo, do ser social e do ambiente

O contraditório do indivíduo, do ser social e do ambiente

por Sylvia Miguel - publicado 28/10/2015 14:05 - última modificação 28/10/2015 14:40

História, filosofia, psicologia social, sociologia, arquitetura e geografia como pano de fundo para refletir sobre poder, cultura e natureza em ciclo que termina no dia 29 de outubro.

Ecossocialismo ou Barbárie: Ciclo de Diálogos Errantes: Em Busca de Caminhos é o tema que está sendo discutido hoje a partir das 13h, no Sesc Itaquera, parte da programação do ciclo de debates Paisagens: Água, Caminho, Água, organizado pelo Grupo de Pesquisa Política Ambiental do IEA.

Os encontros coordenados pela professora Eda Tassara (IEA e IP-USP) continuam até amanhã, dia 29 de outubro, na Sala de Eventos do IEA, onde o foco será o Brasil Contemporâneo: Horizontes Reflexivos e Desconstrução da Colonialidade do Poder
Participantes.

Casa, Caminho e Água - 1
A partir da esq.: Paulo Sérgio Barreto, Adriana Veríssimo Serão e Sandra Maria Ribeiro.

A abertura dos encontros, que focaram o tema Vida na Cidade: Casa, Caminho e Água, foi realizado na Antiga Sala do Conselho Universitário e contou com as exposições da arquiteta Alessandra Criconia, da Università degli Studi di Roma La Sapienza, Itália; a filósofa Adriana Veríssimo Serrão, da Universidade de Lisboa, Portugal; e o sociólogo Paulo Sérgio Barreto, da Reserva Extrativista Marinha de Arraial do Cabo (ResexMar). A coordenação da mesa ficou a cargo da professora Sandra Maria Patrício Ribeiro (IP-USP).

As transformações no ambiente pelas ações humanas ganharam destaque nas palestras. Com alguns exemplos de cidades europeias, a arquiteta italiana Alessandra mostrou como o espaço público pode ser “violentado para fins de uso privado” ou, ao contrário, “acessado como local de encontro”.

As intervenções humanas em Arraial do Cabo (RJ) foram o foco da apresentação de Barreto. O sociólogo trouxe a importância histórica da pesca para a região e como as tradições vêm sendo perdidas ou esquecidas por imposições do investimento privado, seja do setor industrial ou de serviços.

Uma nova relação de trabalho vem sendo estabelecida entre os moradores de Arraial do Cabo, mostrou Barreto. Apesar disso, ainda não existe um mercado de trabalho constituído capaz de sustentar a população local. Com isto, surgem conflitos entre pescadores, turistas e mercado imobiliário. As ideias foram ilustradas com a exibição do documentário Arraial do Cabo (Brasil, 1959), de Paulo Saraceni.

Adriana Serrão abordou as mudanças nas definições do conceito de paisagem. Para a professora, existem brechas epistemológicas que resultam no uso indiscriminado desse conceito dentro do contexto acadêmico.  O esvaziamento ocorre quando utilizado para referir-se à natureza e, opostamente, à cidade, exemplificou.

No dia 26 de outubro, o ciclo reuniu Elaine Pedreira Rabinovich (Universidade Católica de Salvador), Marina Massimi (FFLCHRP-USP) e Omar Ardans (Universidade Federal de Santa Maria), com a moderação da professora Belinda Mandelbaum (IP-USP). O tema foi Errantes: Em Busca de Caminhos.

No dia 27 de outubro, aconteceu o lançamento do livro "Os Herdeiros da Colônia Philippson: Trajetória de uma Família de Judeus Imigrantes no Rio Grande do Sul", de Elaine Pedreira Rabinovich (Universidade Católica de Salvador). A autora também participou dos debates ao lado de Marina Massimi (FFCHRP-USP) e Omar Ardans (Universidade Federal de Santa Maria), sobre o tema Errantes: Em Busca de Caminhos.

 


Seminário Internacional Paisagens: Casa, Caminho e Água
Hoje, dia 28 de outubro. Sesc Itaquera, das 13h às 18h. Avenida Fernando do Espírito Santo Alves de Mattos, 1000 - Itaquera,São Paulo - SP. Telefone (11) 2523-9200.
Amanhã, dia 29 de outubro, a partir das 14h. Sala de Eventos do IEA. Rua da Praça do Relógio, 109, Bloco K, 2° andar, Butantã, SP.
Evento gratuito, aberto ao público e sem necessidade de inscrição – Transmissão ao vivo pela internet, exceto no dia 28 de outubro.
Informações: Sandra Sedini (sedini@usp.br), telefone (11) 3091-1678
Ficha do evento: http://www.iea.usp.br/eventos/paisagens-casa-caminho-agua