Você está aqui: Página Inicial / NOTÍCIAS / Degradação e conservação dos oceanos em debate

Degradação e conservação dos oceanos em debate

por Victor Matioli - publicado 08/05/2018 15:45 - última modificação 26/08/2022 10:10

Para discutir sua degradação e perspectivas de conservação — e em comemoração ao Dia Mundial dos Oceanos — o IEA, o Instituto Oceanográfico (IO) da USP e a Scientific American Brasil realizarão a conferência O Futuro dos Oceanos: XII Seminário de Manejo Integrado, no dia 8 de junho, às 8h.
Oceano

A relevância antropológica, econômica e ecológica dos oceanos leva estudiosos e profissionais da área a aprofundarem constantemente seus esforços para conservá-los. Para discutir sua degradação e perspectivas de conservação — e em comemoração ao Dia Mundial dos Oceanos — o IEA, o Instituto Oceanográfico (IO) da USP e a revista "Scientific American Brasil" realizarão a conferência O Futuro dos Oceanos: XII Seminário de Manejo Integrado, no dia 8 de junho, às 8h. O evento é gratuito e tem transmissão ao vivo pela web. Para acompanhar presencialmente é necessário fazer inscrição prévia.

Participarão do encontro pesquisadores, acadêmicos, jornalistas, membros de ONGs e do Ministério do Meio Ambiente (MMA). Os pesquisadores destacam a importância inestimável do mar para todo tipo de vida terrestre, sendo ele o maior ecossistema do planeta. São os oceanos que regulam a circulação atmosférica, distribuem a umidade e controlam as temperaturas do planeta. São eles também que produzem a maior parte do oxigênio da Terra, além de sequestrar carbono e metano da atmosfera. O mar oferece alimento, lazer e trabalho a bilhões de pessoas.
Os Seminários de Manejo Integrado foram idealizados em 2006 e, segundo os organizadores do encontro, funcionavam como “um instrumento adicional para a formação de recursos humanos em gestão e governança costeira e oceânica, discutindo temas atuais e estimulando o contato com profissionais atuantes na área”. A iniciativa fazia parte originalmente da disciplina “Manejo Integrado de Ecossistemas Costeiros e Oceânicos” do IO-USP, mas foi desvinculada para ampliar seu alcance.
Quatro pontos principais serão abordados no encontro: 1) oceanos e mudanças climáticas; 2) preservação da vida e biodiversidade marinha; 3) soluções para um mar sem lixo; 4) estratégias de conservação marinha, com destaque para as áreas marinhas protegidas. Os organizadores acreditam que o seminário pode ser visto como “uma estratégia de aproximação entre os alunos do curso de oceanografia e as mais variadas formas de atuação profissional”.
Foto: Pixnio

CONFIRA AQUI A PROGRAMAÇÃO COMPLETA

O Futuro dos Oceanos: XII Seminário de Manejo Integrado
8 de junho, 8h