Você está aqui: Página Inicial / NOTÍCIAS / O impacto da paisagem e da gente do sertão em Guimarães Rosa

O impacto da paisagem e da gente do sertão em Guimarães Rosa

por Flávia Dourado - publicado 20/11/2006 00:00 - última modificação 15/05/2019 09:26

Em comemoração aos 50 anos de publicação de "Grande Sertão: Veredas", a revista "Estudos Avançados" traz um dossiê sobre as influências sofridas e exercidas por Guimarães Rosa em sua obra.

rosa6.jpg
Guimarães Rosa em 1952, durante viagem de acompanhamento de boiada pelo interior de Minas Gerais Foto de Eugênio Silva para a revista 'O Cruzeiro'

A edição nº 58 da revista "Estudos Avançados" tem como destaque o dossiê "Guimarães Rosa", comemorativo dos 50 anos anos da publicação da primeira edição de "Grande Sertão: Veredas" e é acompanhada de CD musical produzido por Ivan Vilela.

O dossiê não é voltado à análise crítica da obra de Rosa. Os artigos tratam dos cenários e da gente do sertão presentes nos trabalhos do escritor e das manifestações culturais da atualidade inspiradas em seus livros.

Os participantes do dossiê são Marily da Cunha Bezerra, Dieter Heidemann, Marco Antônio Coelho, Carlos Rodigues Brandão, Dario Luis Borelli, Wagner Dias, Ivan Vilela, Waldecy Tenório e Suzi Frankl Sperber.

A cultura italiana também está presente na edição, com a publicação da última entrevista concedida pelo pensador Norberto Bobbio (1909-2004), de artigos de Luciano Canfora e Pedro Garcez Ghirardi e de reproduções de pinturas de Giorgio Morandi (1890-1964) que integram o acervo do Museu de Arte Contemporânea (MAC) da USP.

A origem do Universo é tema de artigo do astrofísico João Steiner, do Instituto de Astronomia, Geofísica e Ciências Atmosféricas da USP e diretor do IEA. O bioantropólogo Walter Neves, do Laboratório de Estudos Evolutivos Humanos do Instituto de Biociências da USP, escreve sobre a origem do homem.

caparev58.jpgA revista traz também artigo do neurocientista Iván Izquierdo e colaboradores sobre "A Arte de Esquecer" (tema de conferência de Izquierdo no IEA) e a íntegra da exposição do epidemiologista Marcus Barros, presidente do Ibama, no seminário "Tristes Trópicos ou Terras de Boa Esperança?" [Assista aos vídeos das conferências de IzquierdoBarros na Midiateca Online].

Outra seção da revista contém a primeira parte dos trabalhos apresentados na oficina "Diagnóstico e Soluções dos Problemas Alimentares e Nutricionais no Brasil — Formando Parcerias", realizada pelo Grupo de Estudos sobre Nutrição e Pobreza em agosto de 2005. A edição é completada pela seção "Resenhas".

MÚSICA

O CD que acompanha a edição contém canções, faixas instrumentais e outros trabalhos sonoros inspirados na obra de Guimarães Rosa e nas paisagens e gente dos sertões. Traz também Antonio Candido interpretando os versos da "Canção de Siruiz" a partir de uma melodia que conheceu na infância e José Mindlin lendo o trecho final de "Grande Sertão: Veredas".

Os autores das canções e peças instrumentais são Renato Andrade, Ivan Vilela, Rodrigo Delage, Wagner Dias, Julio de Paula, Tavinho Moura, Wagner Dias e Paulo Freire. Todos participam da interpretação das composições, junto com outros instrumentistas e cantores, como os dos grupos Estúrdio Quarteto e Nhambuzim, além de Pena Branca, Mario Manga, Carlinhos Ferreira e vários outros. Há também duas faixas de domínio público e uma narrativa de José Maria Gonçalves, por ele apresentada (leia a ficha do CD abaixo). A produção do CD foi possível graças a patrocínio da Petrobras.

O nº 58 de "Estudos Avançados" tem 348 páginas. O preço do exemplar é R$ 30,00 e a assinatura anual (três edições) custa R$ 80,00. Para saber mais sobre outras edições e sobre como adquirir exemplares e assinaturas, entre em contato com Edilma Martins —estavan@usp.br —, telefone (11) 3091-1675, ou consulte www.iea.usp.br/revista. A coleção completa da revista está acessível em formato digital na biblioteca eletrônica SciELO (Scientific Electronic Library Online), www.scielo.br.