Você está aqui: Página Inicial / NOTÍCIAS / O Judiciário em questão

O Judiciário em questão

por Flávia Dourado - publicado 09/09/2004 00:00 - última modificação 02/06/2015 17:56

Edição nº 51 da "Estudos Avançados" discute propostas e iniciativas para a reforma da Justiça no Brasil.

capa50.jpg"O Judiciário brasileiro, diferentemente do que ocorria no passado, está na berlinda e não apresenta mais condições de impedir mudanças. Reformas virão e outras já estão em curso, algumas mais e outras menos visíveis, alterando a identidade e o perfil de uma instituição que sempre teve na tradição uma garantia segura contra as inovações." O comentário é da cientista política Maria Tereza Sadek, autora do artigo "Judiciário: Mudanças e Reformas", presente no dossiê "Reforma da Justiça", do nº 51 da revista "Estudos Avançados", lançado em setembro.

Para outro colaborador do dossiê, o jurista Hélio Bicudo, o problema do acesso à Justiça é uma questão fundamental quando se deseja promover uma reforma do Poder Judiciário: "Acredito que os próprios Poderes Judiciários dos estados poderiam adotar determinadas medidas, até mesmo administrativas, para diminuir a distância entre o cidadão e o juiz". Além de Sadek e Bicudo, participam do dossiê José Eduardo Faria, Paulo Bonavides, Fábio Konder Comparato, Luís Francisco Carvalho Filho, Oscar Vilhena Vieira, Valter Uzzo e Virgínia Feix, além de entrevista com Dyrceu Cintra Jr.

OUTROS TEMAS
A edição tem mais três blocos temáticos. "Ciências da Vida" trata dos aspectos científicos, filosóficos, éticos e antropológicos das pesquisas com clonagem terapêutica e células-tronco embrionárias, incluindo as conferências feitas no IEA por Mayana Zatz e Anne Fagot-Largeault e textos de Marco Segre e Dráuzio Varela. Em "Trabalho e Emprego", o trabalho cooperativo, as novas oportunidades geradoras de empregos urbanos e rurais e iniciativas para jovens são debatidas em artigos de Paul Singer, Ignacy Sachs, José Eli da Veiga e José Luiz Ricca. No bloco "Leitores de Machado de Assis", Hélio de Seixas Guimarães, João Roberto Faria, Sergio Paulo Rouanet e Alfredo Bosi analisam aspectos da obra de Machado de Assis e alguns trabalhos críticos sobre ela.