Você está aqui: Página Inicial / NOTÍCIAS / O papel da evolução na ciência e na sociedade

O papel da evolução na ciência e na sociedade

por Sandra Codo - publicado 25/02/2009 00:00 - última modificação 13/03/2014 11:02

A resolução de conflitos de grupos sociais, especialmente em se tratando de insetos como formigas, abelhas e vespas é o principal foco de estudo do biólogo Tom Wenseleers, da Universidade de Leuven, Bélgica. Na conferência "Evolution and Its Role in Science and Society" ele demonstrará que a cooperação em sociedades de insetos é em grande parte socialmente imposta e que alguns conflitos em sociedades de insetos assemelham-se a "tragedies of commons".

O biólogo Tom Wenseleers, da Universidade de Leuven, Bélgica, faz a conferência "Evolution and Its Role in Science and Society", no dia 18 de março, às 10h30, no IEA, atividade organizada pelo Grupo de Pesquisa de Serviços dos Ecossistemas. O evento será em inglês, sem tradução.

tomwenseleers.jpg
Tom Wenseleers

Tendo até o momento os insetos sociais (formigas, abelhas e vespas) como principal sistema-modelo, Wenseleers dedica-se principalmente a estudos sobre evolução social, com ênfase na resolução de conflitos de grupos sociais. Segundo ele, "entender a resolução de conflitos é a chave para a compreensão sobre como grupos sociais estáveis se desenvolvem em todos os níveis de organização biológica, inclusive na origem de genomas, organismos multicelulares e sociedade".

As pesquisas de Wenseleers têm-lhe propiciado vários "insights" e descobertas originais, como a de que a cooperação em sociedades de insetos é em grande parte socialmente imposta e que alguns conflitos em sociedades de insetos assemelham-se a "tragedies of commons", que anteriormente eram conhecidas sobretudo em sistemas humanos [a expressão "tragedies of commons" foi cunhada pelo ecólogo norte-americano Garrett Hardin em 1968 para classificar situações em que os integrantes de um grupo social atuam em defesa de seu interesse individual, o que ocasiona a escassez de recursos limitados compartilhados, mesmo que isso não estivesse nos planos a longo prazo dos indivíduos]. O trabalho de Wenseleers tem inspirado grandes linhas de pesquisa e combina com sucesso um amplo leque de técnicas, como modelagem teórica, observação comportamental e ecologia química.

Atualmente, Wenseleers cumpre programa de pós-doutorado no Departamento de Biologia da Universidade de Leuven, Bélgica, onde obteve o doutorado em 2001. Realizou pesquisas de pós-doutorado na Universidade de Sheffield (Reino Unido) e na Universidade de Oulu (Finlândia). Também atuou no Instituto de Estudos Avançados de Berlim (Alemanha). É autor de 42 artigos científicos, tendo publicado artigos nas revistas "Nature", "Science" e "Trends in Ecology & Evolution".

Foto: Universidade de Leuven

Assista aqui ao vídeo do evento:
Evolution and its Role in Science and Society