Você está aqui: Página Inicial / NOTÍCIAS / O petróleo do pré-sal e a governança marinha

O petróleo do pré-sal e a governança marinha

por Sandra Codo - publicado 05/09/2009 00:00 - última modificação 22/05/2014 16:37

O Grupo de Pesquisa de Ciências Ambientais do IEA e o Departamento de Geografia da FFLCH realizam no dia 17 de setembro, às 14h, no IEA, o seminário "Governança Marinha e Recursos Naturais: o Caso do Petróleo".

Não deixa de ser paradoxal que, numa época em que a humanidade busca caminhos para uma economia menos dependente de carbono, o Brasil torne-se um dos grandes produtores de petróleo graças às reservas descobertas no pré-sal. Assimilada essa contradição, como demonstra a disposição governamental e de setores produtivos, resta a definição de diversos aspectos, tais como o modelo empresarial de exploração a ser adotado, a partilha dos royalties e de que maneira os recursos provenientes do petróleo podem atenuar as carências sociais do país.

Para debater essas questões, o Grupo de Pesquisa de Ciências Ambientais do IEA e o Departamento de Geografia da FFLCH realizam no dia 17 de setembro, às 14h, no IEA, o seminário "Governança Marinha e Recursos Naturais: o Caso do Petróleo". O encontro terá como expositor Juan Luis Suárez de Vivero, da Universidade de Sevilha, Espanha, e professor visitante do Departamento de Geografia da FFLCH. Vivero possui larga experiência em questões ligadas à governança do mar na União Européia. Os debatedores serão Ildo Sauer, do Instituto de Energia e Eletrotécnica e ex-diretor da Petrobras, e Antonio Carlos Robert Moraes, do Departamento de Geografia da FFLCH.

ASSISTA AO VÍDEO