Você está aqui: Página Inicial / NOTÍCIAS / IEA debate o processo eleitoral para reitor da USP

IEA debate o processo eleitoral para reitor da USP

por Mauro Bellesa - publicado 30/08/2013 11:05 - última modificação 03/02/2016 12:22

ASSISTA AO VÍDEO
FOTOS DO EVENTO
O programa "IEA Debate: O Processo Eleitoral na USP", baseado no encontro do IEA, será apresentado pela TV USP nos dias 28 de setembro (20h30), 29 de setembro (14 horas) e 1º de outubro (16 horas). A TV USP é transmitida pelo Canal Universitário de São Paulo (CNU) nos canais 11 (NET), 71 (Vivo TV) e 187 (Vivo TV Digital).

Luiz Nunes de Oliveira, representante dos professores titulares no Conselho Universitário (Co) da USP, e Ciro Teixeira Correia, presidente da Associação dos Docentes da USP (Adusp), serão os expositores no encontro IEA Debate o Processo Eleitoral da USP, que se realiza no dia 3 de setembro, às 15 horas, na Sala de Eventos do Instituto. Os debatedores serão os professores Francisco César de Sá Barreto, da UFMG, Paulo Saldaña , de "O Estado de S.Paulo", Lisete Arelaro, da Faculdade de Educação (FD), Renato Janine Ribeiro, da Faculdade de Filosofia, Letras e Ciências Humanas (FFLCH) e do IEA, e Sergio Adorno, da FFLCH e do IEA.

A proposta a ser apresentada por Nunes se baseia na que foi formulada por Renato Janine Ribeiro quando este o antecedeu como representante dos professores titulares no Co. Ela consiste numa série de votações sobre a composição e função do colégio eleitoral. A primeira delas prevê a extinção do atual segundo turno do processo, ficando a Assembleia Universitária (composta pelo Co, Conselhos Centrais e Congregações das Unidades) do atual primeiro turno responsável pela escolha do reitor ou componentes de uma lista tríplice a ser apresentada ao governador do Estado.

Se aprovada essa alteração, seriam votadas sucessivas propostas de ampliação da Assembleia Universitária, começando pela inclusão dos Conselhos Departamentais e dos Conselhos Técnico-Administrativos (CTAs) e, depois, para a inclusão ou não das Comissões de Pesquisa, Cultura e Extensão, Graduação e Pós-Graduação das unidades – e, por fim, a escolha direta por docentes — que responderiam por 70% do peso total dos votos —, funcionários e estudantes. Como o objetivo é chegar à decisão mais abrangente que obtenha maioria no Conselho Universitário, o processo de reforma do Estatuto seguiria do sistema atual até o mais amplo, mas seria concluído se e quando alguma proposta fosse rejeitada, sendo adotada para a próxima eleição, ainda este ano, a mudança que resultasse dessa última votação.

Edifício da Reitoria da USP

Correia apresentará a proposta elaborada pela Associação dos Docentes da USP (Adusp), pelo Diretório Central dos Estudantes (DCE) e pela Associação dos Pós-Graduandos (APG), que defende a introdução de duas alterações no processo: a extinção da primeira fase e uma votação paritária envolvendo docentes, funcionários e estudantes para a escolha de um dos nomes da lista tríplice a ser definida pelo Conselho Universitário e Conselhos Centrais.

De acordo com a Adusp, a votação paritária para a escolha de um dos candidatos a figurar na lista tríplice adotaria o critério de pesos diferenciados para os votos de docentes, funcionários e alunos, levando-se em conta o total de integrantes de cada uma dessas três parcelas da comunidade USP.

O debate será transmitido pela web em www.iea.usp.br/aovivo. Para assistir ao encontro na Sala de Eventos é preciso se inscrever por meio de mensagem enviada a sedini@usp.br. A Sala de Eventos do IEA fica na rua Praça do Relógio, 109, bloco K, 5º andar, Cidade Universitária, São Paulo (localização).

Foto: Mauro Bellesa/IEA-USP

registrado em: , ,