Você está aqui: Página Inicial / NOTÍCIAS / Observatório discute os investimentos em inovação no Brasil

Observatório discute os investimentos em inovação no Brasil

por Mauro Bellesa - publicado 03/04/2013 14:55 - última modificação 27/08/2013 15:40

Seminário no dia 11 de abril, às 10 horas, no Departamento de Engenharia de Produção da Poli, terá exposições de João Alberto De Negri e Carlos Eduardo Calmanovici.

No momento em que o governo federal lança o plano Inova Empresa, que aplicará R$ 32,9 bilhões para tornar as empresas brasileiras tecnologicamente mais competitivas no mercado global, o Núcleo de Pesquisa Observatório da Inovação e Competitividade (OIC), sediado no IEA, promove o debate Investimentos Públicos e Privados em Inovação no Brasil: Presente e Futuro.

O evento acontece no dia 11 de abril, às 10 horas, no auditório do Departamento de Engenharia de Produção (PRO) da Escola Politécnica da USP. Os debatedores serão João Alberto De Negri, diretor de inovação da Financiadora de Estudos e Projetos (Finep), e Carlos Eduardo Calmanovici, presidente da Associação Nacional de Pesquisa e Desenvolvimento das Empresas Inovadoras (Anpei). A mediação ficará a cargo de Mario Sergio Salerno, professor titular do PRO-Poli e coordenador geral do OIC.

O debate vai abordar o cenário atual de assimetria entre investimentos públicos e privados em inovação no país e as perspectivas para os próximos anos. De Negri falará sobre as políticas da Finep e do governo para incentivar os gastos das empresas em pesquisa, desenvolvimento e inovação (P,D&I). Calmanovici discutirá o que poderia ser feito para alavancar e aumentar os investimentos privados no setor, ainda escassos em comparação com outros países.

INVESTIMENTOS PÚBLICOS E PRIVADOS EM INOVAÇÃO NO BRASIL: PRESENTE E FUTURO
Tipo: seminário aberto ao público, gratuito e sem necessidade de inscrição
Data: 11 de abril, às 10 horas
Local: Auditório do Departamento de Engenharia da Produção, Av. Professor Luciano Gualberto, 530, Cidade Universitária, São Paulo.
Transmissão: em www.iea.usp.br/aovivo
Informações: com Rafael Borsanelli (rborsanelli@usp.br), tel. (11) 3091-1666