Você está aqui: Página Inicial / NOTÍCIAS / Observatório lança relatório sobre indicadores da engenharia no Brasil

Observatório lança relatório sobre indicadores da engenharia no Brasil

por Mauro Bellesa - publicado 23/08/2013 17:35 - última modificação 30/10/2013 11:03

O Observatório da Inovação e Competitividade (OIC) do IEA discute a falta de engenheiros no mercado de trabalho brasileiro no seminário Faltam Engenheiros? De Que Tipo, Onde, Por Quê? Quais as Perspectivas? no dia 30 de agosto, às 11 horas, na Sala de Eventos do Instituto, com transmissão ao vivo pela web.

Assista ao vídeo
Veja as fotos

Os expositores serão Mario Salerno, Paulo Meyer (por videoconferência), Leonardo Melo Lins e João Guilherme Braga Ribeiro. Os quatro primeiros são autores do relatório "Tendência e Perspectivas da Engenharia no Brasil", que será lançado no evento.

O relatório foi produzido no âmbito do portal EngenhariaData, sistema de indicadores de engenharia no Brasil concebido e mantido pelo OIC do IEA-USP. O documento atualiza dados e relatórios anteriores do sistema.

O EngenhariaData reúne diversas séries de indicadores produzidos por instituições nacionais e internacionais sobre temas relacionados à engenharia, em especial dados sobre a formação de engenheiros, a inserção desses profissionais no mercado de trabalho e informações sobre ciência, tecnologia e inovação.

Ao reunir em uma plataforma web de acesso público esses indicadores de engenharia, o OIC pretende contribuir para a discussão sobre o papel de engenheiras, engenheiros e das engenharias (enquanto área de formação, atuação profissional e produção de ciência, tecnologia e inovação) para o desenvolvimento econômico e produtivo do Brasil. O OIC espera que os dados fornecidos permitam analisar e elaborar estratégias empresariais e políticas públicas para fortalecer a engenharia brasileira à luz dos desafios atuais no cenário nacional e internacional.

A participação no seminário é gratuita, aberta ao público e não requer inscrição. A Sala de Eventos do IEA fica na rua Praça do Relógio, 109, bloco K, 5º andar, Cidade Universitária, São Paulo (localização). Mais informações podem ser obtidas pelo e-mail rborsanelli@usp.br ou pelo telefone (11) 3091-1666.