Você está aqui: Página Inicial / NOTÍCIAS / Os desafios energéticos da humanidade

Os desafios energéticos da humanidade

por Mauro Bellesa - publicado 20/09/2010 00:00 - última modificação 04/08/2015 11:33

Segundo a Global Energy Assessment (GEA), há recursos energéticos e tecnologias suficientes para o enfrentamento das necessidades energéticas.
thomasbjohansson1.jpg
Thomas B. Johansson

A Global Energy Assessment (GEA), iniciativa do International Institute for Applied Systems Analysis (IIASA), instituição sediada na Áustria, considera que há recursos energéticos e tecnologias suficientes para a superação dos desafios energéticos da humanidade. Thomas B. Johansson, um dos diretores da GEA, faz conferência sobre as análises da entidade no dia 13 de outubro, às 15h, no IEA. O tema da conferência será "Energia para o Desenvolvimento Sustentável no Século 21". A coordenação do encontro será de José Goldemberg, do Instituto de Eletrotécnica e Energia (IEE) da USP. (O evento será em inglês, sem tradução.)

De acordo com Johansson, os desafios energéticos incluem fornecer serviços energéticos para o bem-estar de uma população mundial crescente, facilitar o acesso a formas de energia modernas e que permitam à população pobre sair dessa condição, criar um nível razoável de segurança energética (energia a preços acessíveis e sem interrupções graves) e mitigar as mudanças climáticas e seus efeitos. Para ele, a eficiência na utilização final de energia e o emprego de energias renováveis são prioritários para o restante do século e além dele. "No entanto, as instituições e as políticas em vigor ainda não são suficientes para que isso ocorra."

Doutor em física nuclear, Johansson tornou-se professor de análise de sistemas energéticos da Universidade de Lund, Suécia, em 1986. Atualmente leciona no International Institute for Industrial Environmental Economics (IIIEE) da mesma universidade, do qual foi diretor de 2001 a 2009. De 1994 a 2001, dirigiu o Programa de Energia e Atmosfera do Programa das Nações Unidas para o Desenvolvimento. De 1992 a 1996, foi autor líder do Comitê do Segundo Relatório de Avaliação do Painel Intergovernamental de Mudanças Climáticas (IPCC) da ONU. Johansson tem dirigido e integrado os conselhos de diversas instituições internacionais e multilaterais relacionadas com as questões energéticas.

Foto: Global Energy Assessment