Você está aqui: Página Inicial / NOTÍCIAS / Debate avalia pacto federativo brasileiro depois de 30 anos da Constituição

Debate avalia pacto federativo brasileiro depois de 30 anos da Constituição

por Mauro Bellesa - publicado 27/04/2018 11:20 - última modificação 04/05/2018 17:25

O encontro "Pacto Federativo Brasileiro" acontece no dia 7 de maio, das 9h30 às 16h45, na Sala Alfredo Bosi. Evento organizado pelo projeto USP Cidades Globais e pelo Instituto Democracia e Sustentabilidade (IDS).

Mapa do Brasil com bandeiraIdentificar forças e fraquezas do arranjo federativo nacional e propor ações para seu fortalecimento são os objetivos do encontro Pacto Federativo Brasileiro, que acontece no IEA no dia 7 de maio, das 9h30 às 16h45, com a participação de especialistas em economia, sistema tributário, saúde, educação, ciência política, políticas urbanas e meio ambiente [leia programação abaixo].

A Constituição Federal criou uma governança entre os entes federativos com um conjunto de competências e ferramentas de diferentes ordens que precisam ser analisadas para seu aprimoramento, defendem pesquisadores do Programa USP Cidades Globais do IEA e Instituto Democracia e Sustentabilidade (IDS), que organizam o debate. Essa necessidade se impõe em função do momento por que passa o país, no qual "a política e a eficiência das políticas públicas estão no centro dos debates".

O evento é gratuito e aberto a todos os interessados, mas é preciso efetuar inscrição prévia online para participar presencialmente. Não é necessário se inscrever para assistir ao debate ao vivo na internet.

Relacionado

"Dilemas do Federalismo"
Debate realizado em 26/9/2016

Vídeos
Parte 1Parte 2

Programação


Pacto Federativo Brasileiro
7 de maio, das 9h30 às 16h45
IEA-USP, Sala Alfredo Bosi, rua da Praça do Relógio, 109, térreo, Cidade Universitária, São Paulo
Gratuito e aberto a todos os interessados, com inscrição prévia para participação presencial
Transmissão ao vivo pela internet (sem necessidade de inscrição)
Mais informações: Cláudia Regina Pereira (clauregi@usp.br), telefone (11) 3091-1686
Página do evento

Ilustração: Presidência da República