Você está aqui: Página Inicial / NOTÍCIAS / Rede de pesquisadores debate impacto das políticas públicas durante a pandemia

Rede de pesquisadores debate impacto das políticas públicas durante a pandemia

por Mauro Bellesa - publicado 19/05/2020 14:25 - última modificação 20/05/2020 16:49

Fila para receber auxílio emergencial em Caruaru
Fila para receber o auxílio emergencial em Caruaru (PE); integrantes da Rede de Pesquisa Solidária avaliam que milhões de trabalhadores não receberão o auxílio devido às restrições legais e à centralização dos pagamentos pela Caixa

No webinar Covid-19: Políticas Públicas e Respostas da Sociedade, no dia 5 de junho, às 10h, os coordenadores da  Rede de Pesquisa Solidária avaliarão a atuação do governo e da sociedade brasileira no combate à disseminação do novo coronavírus e os efeitos socioeconômicos da pandemia. Para acompanhar online, é necessário realizar inscrição prévia.

Segundo os coordenadores, o intuito do encontro é deixar claro por que dados precisos, colhidos e tratados criteriosamente, são especialmente importantes em momentos de crise, “quando ações públicas capazes de salvar vidas precisam ser estruturadas de modo rápido e eficaz”.

O webinar terá cinco expositores: José Eduardo Krieger, do Instituto do Coração (InCor) da Faculdade de Medicina (FM) da USP; Lorena Barberia, da Faculdade de Filosofia, Letras e Ciências Humanas (FFLCH) da USP); Ian Prates, do Centro Brasileiro de Análise e Planejamento (Cebrap); Graziela Castello, do Cebrap; e Fábio Senne, do Núcleo de Informação e Coordenação do Ponto BR (Nic.br). A coordenação será de Glauco Arbix , da FFLCH-USP e coordenador do Núcleo de Apoio à Pesquisa Observatório da Inovação e Competitividade (OIC), sediado no IEA.

Relacionado

Leia as edições do boletim da Rede de Pesquisa Solidária

A organização é da Rede de Pesquisa Solidária, do OIC e da Semana de Avaliação gLocal 2020.

Formada por mais de 60 pesquisadores, a Rede de Pesquisa Solidária é uma parceria entre a USP, Cebrap, Centro de Estudos da Metrópole e Fundação Tide Setubal, com o apoio de 16 instituições, entre as quais o IEA. Ela foi constituída com o objetivo de buscar caminhos que ajudem gestores na elaboração de políticas públicas durante a pandemia da Covid-19.

O webinar integra a Semana de Avaliação gLocal 2020, organizada pelo Centro de Aprendizagem em Avaliação e Resultados para o Brasil e a África Lusófona (Clear, na sigla em inglês) da Escola de Economia de São Paulo (EESP) da FGV.

De acordo com os responsáveis pela semana, a inspiração para a iniciativa deriva do reconhecimento de duas forças que influenciam o tema da avaliação atualmente: o conhecimento global impacta as práticas de avaliação locais, e as experiências locais influenciam o pensamento global em matéria de avaliação.

Covid-19: Políticas Públicas e Respostas da Sociedade
5 de junho, 10h
Transmissão ao vivo no site do IEA (gratuito e aberto a todos os interessados mediante inscrição prévia)
Mais informações: iea-inovacao@usp.br