Você está aqui: Página Inicial / NOTÍCIAS / Risco e incerteza no contexto da peritagem científica

Risco e incerteza no contexto da peritagem científica

por Flávia Dourado - publicado 13/03/2014 15:35 - última modificação 04/02/2016 15:49

O tema será abordado pela socióloga portuguesa Helena Mateus Jerónimo em conferência no IEA-USP no dia 20 de março, às 9h30.
Helena Mateus Jerónimo - 1
A socióloga Helena Mateus Jerónimo

No momento em que a ciência é cada vez mais chamada a esclarecer, justificar e fundamentar decisões tomadas nas instâncias políticas, faz-se necessário refletir sobre o trabalho de peritagem científica. É o que fará a socióloga portuguesa Helena Mateus Jerónimo, da Universidade Técnica de Lisboa (UTL), na conferência A Peritagem Científica: Suas Especificidades no Saber e na Ação, no dia 20 de março, às 9h30, na Sala de Eventos do IEA.

No encontro, Helena Mateus fará uma discussão sobre a interface entre o mundo do conhecimento e o mundo da decisão com foco nos conceitos de risco e de incerteza. Para isso, abordará as tensões entre ciência e política trazidas à tona pela peritagem científica.

Relacionado

Notícia

Helena Mateus é doutora pela University of Cambridge, Reino Unido, professora do Instituto Superior de Economia e Gestão (Iseg) da UTL e pesquisadora do Centro de Investigação em Sociologia Econômica e das Organizações (Socius) da mesma universidade, onde desenvolve estudos na área de sociologia da ciência, da tecnologia e do ambiente.

A exposição da socióloga se concentrará em três pontos: mostrar como a peritagem científica amplifica a complexidade das relações entre ciência, sistema tecnológico e valores sociais e políticos; ilustrar, a partir de estudos de caso, a multiplicidade de formatos da peritagem científica; e analisar a tendência de os peritos subestimarem as incertezas inerentes a muitos dos fenômenos que são chamados a avaliar e a se confinarem numa linguagem probabilística do risco.

SEMINÁRIO

A conferência é a segunda das quatro que compõem o 25º Seminário Internacional de Filosofia, História e Sociologia da Ciência e da Tecnologia (veja programação abaixo), todas com Helena Mateus como expositora.

Organizado pelo Grupo de Pesquisa Filosofia, História e Sociologia da Ciência e da Tecnologia do IEA, o seminário é coordenado pelo filósofo Pablo Mariconda, professor da Faculdade de Filosofia, Letras e Ciências Humanas (FFLCH) da USP e coordenador do grupo.

Gratuito, aberto ao público e sem necessidade de inscrição, o evento terá transmissão ao vivo pela web. A Sala de Eventos do IEA fica na rua Praça do Relógio, 109, bloco K, 5º andar (localização). Para mais informações, envie mensagem para leila.costa@usp.br.

PROGRAMAÇÃO

25º Seminário Internacional de Filosofia, História e Sociologia da Ciência e da Tecnologia

DIA Hora TEMA
13 de março 9h30 Questionando os Conceitos de Risco e Incerteza em Problemas de Base Científico-Tecnológica