Você está aqui: Página Inicial / NOTÍCIAS / Pesquisador do IEA organiza livros sobre governança e educação ambiental

Pesquisador do IEA organiza livros sobre governança e educação ambiental

por Flávia Dourado - publicado 04/06/2013 15:10 - última modificação 10/06/2013 17:38

O lançamento das obras, organizadas por Pedro Jacobi, acontece no dia 11 de junho, às 18h30, na Livraria Martins Fontes Paulista.

Capas de livros da Annablume Editora e ProcamA Annablume Editora lança no dia 11 de junho, às 18h30, na Livraria Martins Fontes Paulista, quatro novos livros da Coleção Cidadania e Meio Ambiente. Três deles contam com a organização de Pedro Jacobi, coordenador do Grupo de Pesquisa Meio Ambiente e Sociedade do IEA e professor da Faculdade de Educação (FE) da USP.

As obras tratam da questão da educação ambiental a partir de perspectivas abrangentes, que envolvem três questões principais: a governança da água, a aprendizagem social e o potencial da pesquisa-ação na difusão de atitudes críticas e transformadoras.

Pegada hídrica
Organizado por Jacobi e por Vanessa Empinotti, "Pegada Hídrica: Inovação, Co-Responsabilização e os Desafios de sua Aplicação" reúne textos de diversos autores sobre a "pegada hídrica" — indicador para medir o uso direto e indireto da água na cadeia produtiva de bens e serviços, especialmente de commodities agrícolas.

Entre as questões discutidas no livro, estão o método de cálculo da pegada hídrica, aplicações possíveis, aspectos que poderiam ser aperfeiçoados, impactos esperados no âmbito das políticas públicas e a utilização do medidor como ferramenta de aprendizagem social para estimular a adoção de práticas mais sustentáveis.

Aprendizagem social
A relação entre aprendizagem social e uso da água é abordada de forma mais aprofundada no livro "Aprendizagem Social na Gestão Compartilhada de Recursos Hídricos: Desafios, Oportunidades e Cooperação entre Atores Sociais", organizado por Jacobi em parceria com Evandro Mateus Moretto, Luiz Carlos Beduschi e Paulo de Almeida Sinisgalli.

Fruto da pesquisa "Aprendizagem Social na Gestão Compartilhada de Recursos Hídricos em Três Bacias Hidrográficas no Estado de São Paulo: Desafios e Oportunidades para a Cooperação em Plataformas Multi-Atores", coordenada por Jacobi, o livro trata dos fatores que definem o êxito ou o fracasso dos processos de aprendizagem social associados à governança da água, bem como dos meios mais apropriados para acelerar esses processos.

Os textos, assinados por diferentes pesquisadores, chamam atenção para a necessidade de uma ação colaborativa, coordenada e de longo prazo entre os diversos atores envolvidos no manejo dos recursos hídricos, que torne possível a tomada de decisões compartilhadas sobre alternativas para a gestão coletiva da água.

Pesquisa-ação
A questão da aprendizagem social também aparece em "A Pesquisa-Ação na Interface da Saúde, Educação e Ambiente: Princípios, Desafios e Experiências Interdisciplinares". O livro, organizado por Jacobi e Renata Ferraz de Toledo, reúne textos sobre os fundamentos, a condução e os desafios da pesquisa-ação, com foco nos potenciais dessa estratégia metodológica para os estudos nas áreas da educação em saúde e meio-ambiente.

A obra ressalta o caráter participativo, mobilizador, crítico e dialógico da pesquisa-ação e aponta essa metodologia de investigação como uma alternativa para abordar a complexidade dos problemas ambientais, educacionais e da saúde atuais e, ao mesmo tempo, desenvolver valores e conhecimentos sintonizados com a sustentabilidade e com o empoderamento das comunidades.

Na apresentação do livro, os organizadores destacam que "um dos maiores desafios nos dias atuais é criar oportunidades de aprendizagem social ativas, nas quais haja o real envolvimento dos sujeitos em relações de diálogo que, por sua vez, favoreçam: a percepção da diversidade de opiniões e visões de mundo; a mediação de interesses individuais e coletivos; e a possibilidade de ampliação de repertórios que aumentem a capacidade de contextualizar e refletir".

Educação Ambiental
A pesquisa-ação é trabalhada, ainda, em "Educação Ambiental e Pesquisa-Ação Participante: O Fortalecimento de Práticas de Cooperação e Participação". O livro, assinado por Maria Isabel Gonçalves Franco, foi produzido a partir da tese de doutorado da pesquisadora, a qual foi orientada por Jacobi e defendida em 2010 na FE.

Na obra, Maria Isabel explora os vínculos entre teoria e prática da educação ambiental ao falar sobre como a pesquisa-ação pode contribuir para construção de um espaço coletivo de diálogo e gerenciamento de conflitos dentro do espaço escolar. A autora ressalta que esta estratégia metodológica potencializa o engajamento das comunidades e estimula, assim, ações críticas e colaborativas orientadas para a transformação do território no entorno da escola.

LANÇAMENTO DE QUATRO LIVROS DA COLEÇÃO CIDADANIA E MEIO AMBIENTE
DA ANNABLUME EDITORA E CONVERSA COM OS AUTORES

Tipo: evento gratuito, aberto ao público e sem necessidade de inscrição
Apoio: Grupo de Pesquisa Meio Ambiente e Sociedade