Você está aqui: Página Inicial / NOTÍCIAS / Pesquisadores analisam a tragédia em Brumadinho e as lições não aprendidas de Mariana

por Victor Matioli - publicado 01/02/2019 17:15 - última modificação 08/02/2019 11:12

Com o intuito de refletir sobre as causas do desastre e a incapacidade de aprendizado frente à reincidência de tragédias evitáveis, o Grupo de Pesquisa Meio Ambiente e Sociedade do IEA realizará o evento "Brumadinho Pós-Mariana: Lições Não Aprendidas", no dia 14 de fevereiro, a partir das 14h.
Tragédia em Brumadinho

Pouco mais de três anos após o desastre de Mariana, que deixou 19 mortos na cidade mineira, o rompimento da barragem de rejeitos em Brumadinho (MG) reativou as discussões sobre a necessidade de medidas preventivas que protejam tanto o meio ambiente quanto as populações que habitam as áreas de extração. Com o intuito de refletir sobre as causas do desastre e a incapacidade de aprendizado frente à reincidência de tragédias evitáveis, o Grupo de Pesquisa Meio Ambiente e Sociedade do IEA realizará o evento Brumadinho Pós-Mariana: Lições Não Aprendidas, no dia 14 de fevereiro, a partir das 14h.

O evento é público e gratuito, sem necessidade de inscrição prévia para participar. Haverá também uma transmissão ao vivo pelo site do IEA. Além do coordenador do Grupo de Pesquisa, Pedro Jacobi, participarão do encontro Pedro Luiz Côrtes, professor da Escola de Comunicações e Artes (ECA) da USP, Bruno Milanez, professor da Universidade Federal de Juiz de Fora (UFJF), Luis Enrique Sánchez, professor da Escola Politécnica (EP) da USP, Ricardo Tichauer, consultor do Ministério de Minas e Energia (MME), Evangelina Vormittag, diretora técnica do Instituto Saúde e Sustentabilidade, e Leandro Luiz Giatti, professor da Faculdade de Saúde Pública (FSP) da USP.

Os principais assuntos abordados pelos pesquisadores serão:

• A complexidade de fatores que corroboram e culminam em eventos dessa magnitude;

• A sucessão e reincidência de falhas;

• As controvérsias nos fatos;

• As disparidades entre forças e interesses;

• A perspectiva de múltiplas formas de exclusão social e vulnerabilidade.

O seminário terá exposições de cada um dos pesquisadores e debates com o público presente. A proposta é criar um diálogo interdisciplinar que perpasse os principais temas relacionados ao desastre de Brumadinho.

Foto: Corpo de Bombeiros do Estado de Minas Gerais

Brumadinho Pós-Mariana: Lições Não Aprendidas
14 de fevereiro, a partir das 14h
Sala Alfredo Bosi, Rua da Praça do Relógio, 109, térreo, Cidade Universitária, São Paulo