Você está aqui: Página Inicial / NOTÍCIAS / Pesquisadores da Intercontinental Academia detalham curso sobre o tempo

Pesquisadores da Intercontinental Academia detalham curso sobre o tempo

por Mauro Bellesa - publicado 10/06/2016 13:30 - última modificação 22/06/2016 11:19

No encerramento da Fase Nagoya da Intercontinental Academia, os participantes do projeto detalharam como será o curso online sobre o tempo que produzirão.
Apresentação Final do participantes da Fase Nagoya da Intercontinental Academia
Apresentação do plano do curso sobre o tempo

No encerramento da Fase Nagoya da Intercontinental Academia, no dia 18 de março, os 13 pesquisadores do projeto apresentaram detalhes sobre como será o Massive Open Online Course (Mooc) sobre o tempo no qual eles têm trabalhado desde a Fase São Paulo da iniciativa.

O curso constitui a atividade prática dos participantes da Intercontinental Academia e tem como subsídios para sua produção as conferências, debates e workshops sobre o tempo realizados nas Fases São Paulo e Nagoya do projeto.

O Mooc se chamará Fronteiras do Tempo: Explorando o Último Grande Mistério e ficará sediado no Coursera, plataforma de cursos online criada por cinco grandes universidades americanas e da qual a USP é parceira.

Relacionado

Fase Nagoya da International Academia — Apresentação Final do Participantes
18 de março de 2016

Midiateca

Fase São Paulo da Intercontinental Academia — Apresentação Final do Participantes
29 de abril de 2015

Midiateca

Leia mais notícias sobre a Intercontinental Academia

Serão cinco aulas mais um vídeo sobre a produção do curso. Cada aula terá cerca de uma hora e texto com aproximadamente 7 mil palavras. Os temas das aulas serão:

1. Introdução: Aspectos do Tempo

2. O Presente é Especial?

3. Tempo, Mudança e Diferenças Culturais

4. O Tempo é Diferente para Humanos e Não Humanos?

5. Como Avaliamos o Tempo?

Cada aula será dividida em seções temáticas. A primeira delas (Introdução: Aspectos do Tempo), por exemplo, terá quatro seções: 1) O Que é o Tempo? 2) Como Percebemos o Tempo? 3) Como Pensamos sobre o Tempo? 4) Como usamos o Tempo?.

Os roteiros das aulas estarão prontos em junho e as filmagens estão previstas para agosto. Uma das propostas é que as filmagenscom a atuação de alguns dos participantes ocorram na Base de Pesquisa do Instituto Oceanográfico da USP em Ubatuba, no litoral norte do Estado de São Paulo. Outras alternativas de localidades para a produção das aulas ainda serão consideradas.

Foto: IAR/Universidade de Nagoya