Você está aqui: Página Inicial / NOTÍCIAS / Pesquisadores que participaram da COP28 avaliam conferência e resultados

Pesquisadores que participaram da COP28 avaliam conferência e resultados

por Breno Queiroz - publicado 18/12/2023 17:25 - última modificação 05/02/2024 09:36

Mergulhe nos corredores da COP28 com os pesquisadores do Grupo de Estudos em Saúde Planetária (SPBr).

No dia 20 de dezembro, às 19h, os pesquisadores do Grupo de Estudos em Saúde Planetária (SPBr) entram ao vivo no YouTube para compartilhar reflexões e suas experiências durante a COP28. A live terá mediação da jornalista e doutora em Ciências Ambientais (PROCAM-USP), Daniela Vianna.

Em Dubai, nos Emirados Árabes, na Conferência das Partes encerrada no último dia 13, o SPBr esteve presente, representado pelos professores Antonio Mauro Saraiva (Poli-USP), coordenador do grupo, Raquel Santiago (UFG), da coordenação do Grupo de Trabalho Interdisciplinar (GTI) de Sistemas Alimentares do SPBr, e Tatiana Souza de Camargo (UFRGS), coordenadora do GTI de Educação, também do SPBr.

Um avanço histórico, mesmo que aquém do necessário diante da emergência climática, marcou a COP28. Pela primeira vez, foi incluído no texto oficial a decisão de “transicionar dos combustíveis fósseis” para energias renováveis, até 2050. O relatório também propõe que seja triplicada a capacidade de energia renovável em todo o mundo até 2030.

Além de abordar as negociações diplomáticas e a árdua busca por consensos mínimos entre interesses nacionais tão diversos, os participantes da live devem chamar atenção para o que acontece nos corredores dos diferentes pavilhões. Políticos, cientistas, empresários, pesquisadores e representantes da sociedade civil e dos povos tradicionais fazem conexões, debatem seus pontos de vista e apresentam soluções possíveis para frear o aumento médio da temperatura global, a níveis seguros para todas as formas de vida que habitam o planeta.