Você está aqui: Página Inicial / NOTÍCIAS / Guilherme Ary Plonski receberá Prêmio USP 'Trajetória pela Inovação'

Guilherme Ary Plonski receberá Prêmio USP 'Trajetória pela Inovação'

por Mauro Bellesa - publicado 03/02/2020 10:30 - última modificação 03/02/2020 16:22

O vice-diretor do IEA, Guilherme Ary Plonski, é um dos ganhadores do Prêmio USP "Trajetória pela Inovação", que será entregue em solenidade no dia 8 de abril, às 10h, na Sala do Conselho Universitário.

Guilherme Ary Plonski, vice-diretor do IEA
Plonski: 25 anos dedicados à promoção da inovação
O vice-diretor do IEA, Guilherme Ary Plonski, professor da Escola Politécnica (EP) e da Faculdade de Economia, Administração e Contabilidade (FEA), é um dos seis agraciados com o Prêmio USP "Trajetória pela Inovação" de 2019.

O prêmio é concedido pelo Conselho de Pesquisa da Universidade a até cinco docentes da ativa ou aposentados  e a um "In Memoriam" (a critério do reitor) que "se destacaram, ao longo de suas atividades acadêmicas, na produção de inovações, tecnológicas ou culturais, contribuindo assim para a excelência do resultado institucional e para o desenvolvimento socioeconômico do país".

Nesta segunda edição, além de Plonski, também foram premiados os professores Benedicto Wlademir de Martin, da Faculdade de Medicina Veterinária e Zootecnia (FMVZ); José Carlos Pettorossi Imparato, da Faculdade de Odontologia (FO); Marco Henrique Terra, da Escola de Engenharia de São Carlos (EESC); e Myriam Krasilchik, da Faculdade de Educação (FE). O ganhador "In Memoriam" foi o professor Ivanildo Hespanhol, da EP, morto em janeiro de 2019.

A solenidade de premiação será no dia 8 de abril, às 10h, na Sala do Conselho Universitário (rua da Reitoria, 374, Cidade Universitária, São Paulo), sob a presidência do reitor Vahan Agopyan. Os premiados receberão uma medalha alusiva à sua contribuição para a produção de inovação pela USP.

A Comissão Coordenadora, composta por membros indicados pela Pró-Reitoria de Pesquisa e pela Agência USP de Inovação (Auspin), escolheu os premiados de 2019 a partir dos nomes de 37 docentes ativos/aposentados e 15 docentes "In Memoriam" indicados pelas unidades de ensino e pesquisa, museus e institutos especializados.

Trajetória

A decisão de indicar Plonski ao prêmio foi tomada em junho de 2019 pelo Conselho Deliberativo (CD) do IEA, após consulta à Comissão de Pesquisa do Instituto, em razão dos "25 anos de dedicação do docente à promoção da inovação e do empreendedorismo inovador no Brasil".

Além de professor titular da FEA, professor associado da FEA e vice-diretor do IEA, Plonski é coordenador científico do Núcleo de Política e Gestão Tecnológica (PGT) e conselheiro do Centro de Inovação, Empreendedorismo e Tecnologia (Cietec), que administra a incubadora da USP.

Ele participa também dos conselhos de diversas instituições do Sistema Nacional de Ciência, Tecnologia e Inovação, entre as quais a Finep, o Centro de Gestão e Estudos Estratégicos (CGEE) e o Conselho Superior de Inovação e Competitividade da Fiesp.

Plonski foi diretor superintendente do Instituto de Pesquisas Tecnológicas do Estado de São Paulo (IPT) de 2006 a 2011 e presidente da Associação Nacional de Entidades Promotoras de Empreendimentos Inovadores (Anprotec) de 2007 a 2011.