Você está aqui: Página Inicial / NOTÍCIAS / Guilherme Ary Plonski e Roseli de Deus Lopes são os novos diretor e vice-diretora do IEA

por Fernanda Rezende - publicado 15/04/2020 16:30 - última modificação 16/04/2020 10:46

A dupla ocupará a direção do IEA até 2024.

No dia 12 de abril, Guilherme Ary Plonski e Roseli de Deus Lopes assumiram os cargos de diretor e vice-diretora do IEA, com designação publicada no Diário Oficial do Estado no dia 24 de março de 2020. Eles foram eleitos no dia 10 de março e ocuparão as posições até 2024. Com o programa de gestão “Inovação, Excelência, Abertura”, a chapa obteve 94 votos de integrantes do Colégio Eleitoral.

Perfis

Guilherme Ary Plonski - Perfil

Guilherme Ary Plonski
Professor titular da Faculdade de Economia, Administração e Contabilidade (Departamento de Administração) e professor Associado da Escola Politécnica (Departamento de Engenharia de Produção) da USP, Ary entrou no IEA no final de 2012 como membro do Conselho Deliberativo, cargo que ocupou por dois períodos. Em 2016, foi eleito vice-diretor do Instituto em chapa com o médico Paulo Saldiva. Durante o período, assumiu a coordenação da rede Ubias, formada por 44 institutos de estudos avançados sediados em universidades ao redor do mundo.

Mestre e doutor em Engenharia de Produção pela USP, a trajetória de Ary sempre esteve ligada à inovação. Foi diretor superintendente do Instituto de Pesquisas Tecnológicas do Estado de São Paulo (IPT), de 2001 a 2006, e presidente da Associação Nacional de Entidades Promotoras de Empreendimentos Inovadores (Anprotec), de 2007 a 2011. Este ano, ele recebeu "Prêmio USP Trajetória pela Inovação".

Além da atuação no IEA, Ary é coordenador científico do Núcleo de Política e Gestão Tecnológica e vice-coordenador do Centro de Inovação da USP.  É diretor da área de Gestão de Tecnologias em Educação da Fundação Vanzolini, coordenador de projetos na Fundação Instituto de Administração e integra a Junta de Governadores do Technion - Israel Institute of Technology.

Roseli de Deus Lopes - PerfilRoseli de Deus Lopes

Professora associada da Escola Politécnica (EP) da USP, é, desde 2014, coordenadora dos Programas de PreIC, PIBIC e PIBITI vinculados à Pró-Reitoria de Pesquisa. Foi vice-diretora e diretora da Estação Ciência (Centro de Difusão Científica, Tecnológica e Cultural), e coordenadora acadêmica do programa "A USP e as Profissões", ambos vinculados à Pró-Reitoria de Cultura e Extensão Universitária. É vice-coordenadora do Centro Interdisciplinar em Tecnologias Interativas, uma plataforma para projetos multidisciplinares

Concebeu, viabilizou e ainda coordena a Febrace (Feira Brasileira de Ciências e Engenharia), um movimento nacional de estímulo ao jovem cientista, que todo ano realiza na USP uma grande mostra de projetos de pesquisa desenvolvidos por estudantes da Educação Básica, com projeção internacional. Roseli também integra a diretoria da Sociedade Brasileira para o Progresso da Ciência (SBPC) e já atuou como secretária regional da SBPC SP-I.

registrado em: , ,