Você está aqui: Página Inicial / NOTÍCIAS / Ex-ministros e ex-secretários de Direitos Humanos discutirão as políticas nacionais para a área

Ex-ministros e ex-secretários de Direitos Humanos discutirão as políticas nacionais para a área

por Mauro Bellesa - publicado 16/09/2021 12:10 - última modificação 01/10/2021 13:47

Webinar "Construção e o Desmonte das Políticas Nacionais de Direitos Humanos no Brasil", no dia 1º de outubro, reunirá ex-ministros e ex-secretários da Secretaria de Direitos Humanos de 1997 a 2016.

Manifestação de mulheres em Curitiba (2018)Todos os ex-ministros e ex-secretários da Secretaria de Direitos Humanos - nas suas diferentes formações institucionais - de 1997 a 2016 estarão reunidos em encontro online no dia 1º de outubro, às 14h, para um diálogo sobre a Construção e o Desmonte das Políticas Nacionais de Direitos Humanos no Brasil.

O evento integra o Ciclo de Memórias da Política Institucional Brasileira de Direitos Humanos, iniciativa do Grupo de Pesquisa Direitos Humanos, Democracia e Memória (GPDH) do IEA para o biênio 2021-2022 e do Centro de Estudos de Cultura Contemporânea (Cedec). O webinar será transmitido ao vivo pela internet e não é preciso se inscrever para assisti-lo.

No final do encontro, Raissa Wihby Ventura (GPDH-IEA, Cedec e Unicamp) lerá o manifesto Pela Reconstrução das Políticas de Estado de Direitos Humanos no Brasil, subscrito pelos ex-ministros e ex-secretários participantes:

A mediação será de Matheus de Carvalho Hernandez (GPDH-IEA e UFGD), parceiro de Marrielle Maia (GPDH-IEA e UFU) na coordenação da atividade. Os organizadores são José Augusto Lindgren Alves (Cedec), Andrei Koerner (GPDH-IEA, Cedec e Unicamp), Raissa Wihby Ventura (GPDH-IEA, Cedec e Unicamp) e Carla Vreche (Cedec e Unicamp). A abertura será de Andrei Koerner e do diretor do IEA, Guilherme Ary Plonski.

O ciclo foi inaugurado com o seminário “Construção e Desmonte dos Direitos Humanos e Políticas para Mulheres no Brasil” em 14 de maio, com a presença das presidentas do Conselho Nacional dos Direitos da Mulher e das ministras da Secretaria de Políticas para a Mulher e do Ministério da Mulher, Igualdade Racial e Direitos Humanos.

De acordo com os organizadores, a proposta de cada encontro do ciclo é promover diálogos entre os expositores convidados para que sejam construídos, coletivamente, a memória institucional das políticas públicas nacionais de direitos humanos e um diagnóstico conjunto sobre o passado, o presente e o futuro das políticas e institucionalidades desses direitos no Brasil.


Construção e o Desmonte das Políticas Nacionais de Direitos Humanos no Brasil
1º de outubro, 14h
Evento online público e gratuito com transmissão ao vivo pela internet (não é preciso se inscrever)
Mais informações: Sandra Sedini (sedini@usp.br), telefone (11) 3091-1678
Página do evento

Foto: Mídia Ninja, Curitiba, 2018