Você está aqui: Página Inicial / NOTÍCIAS / Polo São Carlos retoma atividades após reforma de suas instalações

Polo São Carlos retoma atividades após reforma de suas instalações

por Beatriz Herminio - publicado 03/05/2022 12:25 - última modificação 03/05/2022 12:31

O instituto inaugurou o novo espaço com reunião de coordenadores dos grupos de trabalho

Novo espaço IEA São Carlos
Área interna do polo após reforma
Após dois anos de reforma completa, o Polo São Carlos do Instituto de Estudos Avançados (IEA) da USP inaugurou suas novas instalações com a primeira reunião entre os coordenadores dos grupos de trabalho no dia 18 de abril.

As obras realizadas no Polo IEA-São Carlos promoveram a reestruturação e adequação das salas para receber alunos, professores e pesquisadores. O novo espaço tem uma área administrativa ampla, uma sala de reuniões e três salas individuais para os grupos de trabalho, remodeladas e equipadas, além de um novo anfiteatro compartilhado com o prédio ao lado do polo. O layout segue o conceito aberto, com poucas divisórias entre os ambientes.

Depois da reforma, a retomada das atividades no instituto foi marcada pela reativação ou criação dos grupos de trabalho. Segundo Valtencir Zucolotto, professor do Instituto de Física de São Carlos (IFSC) e coordenador do polo, além de lançar o novo espaço físico, a reunião em meados de abril também apresentou o grupo inicial de coordenadores que "serão os incentivadores para que outros grupos possam aqui se reunir para desenvolver seus trabalhos", afirmou.

Equipe São Carlos
A Técnica Acadêmica, Rosemari Siqueira, e os professores Valtencir Zucolotto, Frank Crespilho, Yvonne Mascarenhas, Tadeu Malheiros, Juliana Cancino e José Marcos Alves
Estiveram presentes na reunião Yvonne Primerano Mascarenhas, do IFSC, que inicialmente irá trabalhar na área de “Educação nas Escolas”; José Marcos Alves, da Escola de Engenharia de São Carlos (EESC), que iniciará o projeto “Inclusão Social”; Tadeu Malheiros, também da EESC, que irá avançar com o projeto “Cidades Globais”; Juliana Cancino, da Faculdade de Filosofia, Ciências e Letras de Ribeirão Preto (FFCLRP), cujo projeto traz estudos sobre os aspectos regulatórios e os impactos econômicos e sociais da Nanotecnologia; e Frank Crespilho, do Instituto de Química de São Carlos (IQSC) e vice-coordenador do polo, que afirmou que sua atuação também estará relacionada ao desenvolvimento de grupos de trabalho, como o Observatório da Covid-19.

Composto por grupos de pesquisas e de estudos e outras formas de organização de pesquisadores, o IEA oferece estrutura a pesquisadores brasileiros e estrangeiros, portadores ou não de título universitário, que desejam desenvolver projetos ligados a diversas áreas. Outros pesquisadores são integrados temporariamente em função das atividades específicas de projetos e cátedras do instituto, como por exemplo os professores visitantes e seniores.

Com informações da assessoria de comunicação do IFSC

registrado em: ,