Você está aqui: Página Inicial / NOTÍCIAS / Conferência traça paralelo entre as práticas científica e matemática

Conferência traça paralelo entre as práticas científica e matemática

por Flávia Dourado - publicado 21/05/2014 17:50 - última modificação 04/08/2015 14:32

Partindo da noção de "estilo de pensamento científico", o filósofo Otávio Bueno apontará as semelhanças e diferenças entre essas duas práticas.

Otávio Bueno

O filósofo Otávio Bueno, professor da University of Miami, Estados Unidos, analisará as semelhanças e as diferenças entre a prática científica e a prática matemática na conferência Estilos de Pensamento: Científico e Matemático, que o Grupo de Pesquisa Filosofia, História e Sociologia da Ciência e da Tecnologia do IEA-USP realiza no dia 26 de maio, às 14 horas, na Sala de Eventos do Instituto.

Segundo Bueno, a noção de "estilo de pensamento científico" tem sido empregada como uma ferramenta analítica para compreender as características das diversas formas de conduzir investigações científicas. Proposta pelo historiador da ciência Alisteir Crombie, a noção se refere originalmente a seis estilos, que descrevem as especificidades das diferentes perspectivas adotadas para problematizar a realidade: dedutivo, experimental, hipotético, taxonômico, estatístico e evolucionário.

Na conferência, Bueno apresentará uma leitura particular da noção de estilos de pensamento científico, que permite estendê-la ao campo da matemática, mas de maneira distinta daquela efetuada pelos filósofos da ciência Ian Hacking e Gilles-Gaston Granger.

Graduado e mestre pela Faculdade de Letras, Filosofia e Ciência Humanas (FFLCH) da USP e doutor pela University of Leeds, Inglaterra, Bueno é professor titular e chefe do Departamento de Filosofia da University of Miami, Estados Unidos. Seus estudos concentram-se nas áreas da filosofia da ciência, filosofia da lógica, filosofia da matemática e, recentemente, da estética. É um dos editores da revista de epistemologia e filosofia da ciência "Synthese".

O evento é gratuito e aberto ao público mediante inscrição prévia. A Sala de Eventos do IEA-USP fica na Rua Praça do Relógio, 109, 5º andar, Cidade Universitária, São Paulo (localização). Também será possível acompanhar a transmissão da conferência ao vivo pela web. Para mais informações e inscrições, enviar mensagem para leila.costa@usp.br.

Foto: Mauro Bellesa/IEA-USP