Você está aqui: Página Inicial / NOTÍCIAS / Presidente do Worldwatch Institute fará conferência sobre relatório anual da entidade

Presidente do Worldwatch Institute fará conferência sobre relatório anual da entidade

por Mauro Bellesa - publicado 05/08/2006 00:00 - última modificação 04/08/2015 11:53

O papel da China e da Índia na nova ordem mundial foi o tema deste ano do relatório elaborado pelo instituto.

O papel da China e da Índia na nova ordem mundial foi o tema deste ano do "State of the World", tradicional relatório anual elaborado pelo Worldwatch Institute, organização não-governamental sediada nos EUA. No dia 23 de agosto, às 10h, o IEA receberá Christopher Flavin, presidente da organização, que fará conferência sobre o conteúdo do documento (o evento será em inglês).

flavin.jpg
Christopher Flavin,
presidente do
Worldwatch Institute

De acordo com Flavin e Gary Gardner, diretor de pesquisa do instituto, em nota do relatório, o crescimento da China e da Índia "ilustra mais claramente do que qualquer outro desenvolvimento recente que o modelo econômico ocidental, baseado no uso intensivo de recursos naturais, é simplesmente incapaz de atender às crescentes necessidades da população mundial no século 21".

Serão necessárias grandes mudanças no uso dos recursos naturais, tecnologias, políticas e mesmo em valores básicos, segundo os dois pesquisadores: "A ambivalência política quanto aos atuais modelos de desenvolvimento que caracterizam China, Índia, EUA e muitos outros países precisará dar lugar a um compromisso completo com a prosperidade dentro dos limites impostos pela natureza".

Worldwatch Institute é uma organização independente de pesquisa interdisciplinar, com enfoque global e preocupação em divulgar os resultantes de forma acessível a não-especialistas. Tais características o tornam uma das fontes mais respeitáveis sobre interações entre tendências-chave em questões ambientais, sociais e econômicas. O objetivo do instituto é trabalhar para uma sociedade ambientalmente sustentável e socialmente justa, nas quais as necessidades de todas as pessoas sejam satisfeitas sem ameaça à qualidade do meio ambiente ou ao bem-estar das futuras gerações.

A credibilidade e disponibilidade das pesquisas do Worldwatch Institute tornaram suas publicações populares entre parcelas variadas do público, de tomadores de decisão de áreas governamentais e do mundo dos negócios até setores da mídia, estudantes e público em geral.As pesquisas são financiadas por fundações privadas e por pessoas físicas. Quase um terço dos recursos da organização provém da venda das publicações.

PERFIL

Flavin graduou-se em economia, biologia e estudos ambientais no Williams College, EUA. É especializado em segurança energética, política climática, energia renovável e bases para o desenvolvimento sustentável. Como presidente do Worldwatch Institute desde 2000, é o executivo chefe da organização, atua no Conselho de Diretores e representa o Instituto diante de um vasto leque de audiências internacionais.

Flavin tem presença ativa em discussões internacionais sobre mudanças climáticas e política energética. Participou da Conferência das Nações Unidas sobre o Meio Ambiente e o Desenvolvimento (Eco-92) no Rio de Janeiro, da Conferência das Nações Unidas sobre Mudança Climática em Kyoto, Japão, em 1997, e da Cúpula Mundial sobre Desenvolvimento Sustentável em Johannesburgo, África do Sul, em 2002. É membro da diretoria do Business Council for Sustainable Energy, do Conselho sobre Energia e Sistemas Ambientais da Academia Nacional de Ciências dos EUA, do Climate Institute e do Environmental and Energy Study Institute.

Alguns de seus trabalhos publicados são: "Power Surge: Guide to the Coming Energy Revolution" (1994), "Rising Sun, Gathering Winds: Policies to Stabilize the Climate and Strengthen Economies" (Worldwatch Paper 138, novembro de 1997); e contribuições regulares a "State of the World", "Vital Signs" and "World Watch", publicações periódicas do Worldwatch Institute.

Christopher Flavin visita São Paulo em agosto com o patrocínio da Companhia Paulista de Força e Luz (CPFL). Ele participará de ciclo de eventos no Espaço Cultural CPFL, em Campinas. Informações: telefone (19) 3756-8000.

Foto: Worldwatch Institute