Você está aqui: Página Inicial / NOTÍCIAS / USP Cidades Globais inicia quadro semanal em programa de rádio

USP Cidades Globais inicia quadro semanal em programa de rádio

por Mauro Bellesa - publicado 29/08/2018 12:10 - última modificação 31/08/2018 13:54

Programa USP Cidades Globais inicia quadro semanal "UrbanSus" no "Jornal da USP no Ar", transmitido pela Rádio USP.
Marcos Buckeridge - 2017
O biólogo Marcos Buckeridge é o apresentador do quadro "UrbanSus" no "Jornal da USP no Ar"

Destacar para o público a importância da adoção das diretrizes de desenvolvimento sustentável para a melhoria da qualidade de vida nas cidades é a preocupação do quadro "UrbanSus", transmitido às segundas-feiras, às 8h30, durante o "Jornal da USP no Ar", programa da Rádio USP.

O apresentador do quadro é o professor do Instituto de Biociências da USP Marcos Buckeridge, que coordena no IEA o Programa USP Cidades Globais, do qual o projeto UrbanSus faz parte. Na primeira edição, no dia 27 de agosto, Buckridge entrevistou o professor Arlindo Philippi Jr., da Faculdade de Saúde da USP e também integrante do projeto [clique aqui para ler mais e ouvir a gravação].

O projeto UrbanSus dedica-se ao debate de ideias sobre sustentabilidade urbana através de propostas relacionadas com os 17 Objetivos de Desenvolvimento Sustentável (ODS) da ONU.  Na entrevista, Philippi Jr. definiu o desenvolvimento sustentável como o conjunto formado por equilíbrio ambiental, viabilidade econômica e justiça social em todas as atividades humanas.

Buckeridge explicou que os 17 ODS foram criados pela ONU a partir da análise de estratégias já utilizadas e que obtiveram sucesso no mundo quanto à sustentabilidade. Philippi Jr., comentou que eles estão relacionados com o cotidiano das pessoas, cidades e estados e envolvem temas sobre erradicação da pobreza, segurança alimentar e relação com a agricultura, saúde, educação, igualdade de gênero, redução de desigualdades, disponibilidade de água e saneamento básico, crescimento econômico inclusivo e outros aspectos.

No entanto, para os objetivos serem atingidos é preciso uma articulação entre os setores de serviço e produção dentro dos municípios e, posteriormente, a construção de uma relação com outros municípios no entorno, com o próprio estado e governo federal, ressaltaram os pesquisadores.

Transmitido de segunda a sexta-feira das 7h30 às 9h30, com apresentação da jornalista Roxane Ré, o "Jornal da USP no Ar " busca aprofundar o debate sobre relevantes da agenda nacional e internacional. O programa é produzido por parceria entre o IEA, a Faculdade de Medicina e a Rádio USP.

Em São Paulo, a Rádio USP é sintonizada em FM 93,7; em Ribeirão Preto a sintonia é em FM 10,9. A rádio  também pode ser ouvida pela internet em www.jornal.usp.br ou por meio do aplicativo Jornal da USP para celular, disponível na App Store e na Google play.

Com informações da Rádio USP

Foto: Leonor Calasans/IEA-USP