Você está aqui: Página Inicial / NOTÍCIAS / A importância do Princípio da Precaução na avaliação de inovações tecnocientíficas

por Mauro Bellesa - publicado 15/03/2016 10:45 - última modificação 21/03/2016 13:32

Grupo de Pesquisa em Filosofia, História e Sociologia da Ciência e da Tecnologia do IEA realiza no dia 21 de março, das 14 às 17h30, seminário sobre a importância do Princípio da Precaução na avaliação de inovações tecnocientíficas.

AO VIVO

Grupo de Pesquisa Filosofia, História e Sociologia da Ciência e da Tecnologia do IEA realiza no dia 21 de março, das 14 às 17h30, o seminário O Princípio de Precaução (PP): Abordagens de Precaução na Avaliação e Gerência dos Riscos Causados pelo Uso de Inovações Tecnocientíficas. O evento ocorre na Antiga Sala do Conselho Universitário e é aberto a todos os interessados, sem necessidade de inscrição. Haverá transmissão ao vivo pela internet.

Os expositores serão: Hugh Lacey, pesquisador visitante do IEA e professor emérito do Swarthmore College, EUA; Pablo Mariconda, do IEA e da Faculdade de Filosofia, Letras e Ciências Humanas (FFLCH) da USP; e Luciana Zaterka, do IEA e da Universidade Federal do ABC (UFABC). Os três integram o grupo de pesquisa organizador do evento.

PROGRAMAÇÃO

• Críticas de Alguns dos Procedimentos e Princípios Usados por Agências de Regulamentação:
    1. O Princípio da Legitimidade da Introdução das Inovações Tecnocientíficas — Hugh Lacey
    2. O Princípio de Equivalência Substancial — Pablo Mariconda e Luciana Zaterka
    3. Críticas ao PP (Filosóficas, Éticas, Econômicas e Políticas) — Hugh Lacey

O Princípio de Precaução (PP): Abordagens de Precaução na Avaliação e
Gerência dos Riscos Causados pelo Uso de Inovações Tecnocientíficas
21 de março, das 14 às 17h30
Antiga Sala do Conselho Universitário, Rua Praça do Relógio, 109, Cidade Universitária, São Paulo
Evento gratuito e aberto ao público – Transmissão ao vivo pela internet
Informações: com Cláudia Regina Tavares (clauregi@usp.br), telefone (11) 3091-1686.