Você está aqui: Página Inicial / NOTÍCIAS / Professores da Universidade Yale fazem conferências no IEA

Professores da Universidade Yale fazem conferências no IEA

por Mauro Bellesa - publicado 16/05/2007 00:00 - última modificação 23/01/2013 11:35

K. David Jackson falará sobre Joaquim Nabuco e Garry D. Brewer tratará de negócios e meio ambiente.
Garry D. Brewer and K. David Jackson
Garry D. Brewer e K. David Jackson,
da Universidade Yale

O IEA receberá no final de maio e início de junho dois professores da Universidade Yale, EUA: o brasilianista K. David Jackson e o cientista político Garry D. Brewer.

JOAQUIM NABUCO

"Um Estadista na Academia: os Discursos de Nabuco em Yale" é o tema da conferência de K. David Jackson no dia 30 de maio, às 14h30, no Auditório Jacy Monteiro, no Instituto de Matemática e Estatística (IME) da USP. Roberto Gomes Faria, chefe do Departamento de Letras Clássicas e Vernáculas da FFLCH, coordenará o evento, que terá Antonio Dimas, do mesmo departamento, como debatedor.

Jackson falará sobre a presença do embaixador Joaqum Nabuco (1849-1910) em Yale em maio de 1908 e sobre as duas conferências que o diplomata brasileiro fez aos estudantes da universidade. Tratará das razões que levaram Nabuco a Yale e a outras universidades norte-americanass e sobre tópicos específicos de suas apresentações nos EUA. A partir dos conceitos de Nabuco sobre cultura e o papel do Brasil em questões literárias, sociais e políticas, Jackson discutirá ensaios recentes sobre o diplomata escritos por Silviano Santiago, Ítalo Moriconi e outros.

Jackson é diretor de Estudos de Português na Graduação de Yale. Suas áreas de interesse são: literaturas brasileira e portuguesa; Camões, Machado de Assis e Fernando Pessoa; literaturas modernista, de vanguarda e interartísticas; cultura portuguesa na Ásia; etnomusicologia. Algumas de suas obras são: "A Vanguarda Literária no Brasil" (1998), "A Prosa Vanguardista na Literatura Brasileira: Oswald de Andrade" (1978), "Staging Portuguese and Brazilian Theater" (2000) e "Experimental, Visual, Concrete: Avant-Guarde Poetry since 1960" (1996).

NEGÓCIOS E MEIO AMBIENTE

A conferência de Garry D. Brewer, no dia 1º de junho (também às 14h30, no Auditório Jacy Monteiro, IME/USP), será sobre "Negócios e Meio Ambiente: Tendências e Desafios". O evento será em inglês e integra o ciclo de conferências "Políticas Públicas e Conflitos Sociambientais".

Pedro Jacobi, da Faculdade de Educação e do Procam, e Wanderley Messias da Costa, da FFLCH e coordenador de Comunicação Social da USP, serão os debatedores no encontro, que terá Sonia Maria Flores Gianesella, do Instituto Oceanográfico e do Procam, como coordenadora.

Na conferência, Brewer fará um sumário do surgimento dos desafios ambientais à atuação tradicional das empresas e a subseqüente evolução das atividades empresariais e das organizações ambientais. Também discorrerá sobre as prováveis acomodações e desenvolvimentos futuros nessa relação.

Depois de iniciar a carreira no Departamento de Ciência Social da Rand Corporation em 1970, Brewer tornou-se professor de Yale em 1974, onde dirigiu a Instituição de Estudos Sociais e Políticos (1990-91). De 1991 a 1998, foi professor da Escola de Recursos Naturais e Meio Ambiente e da Escola de Administração da Universidade de Michigan. No período 1998-1999, foi professor de ciências ambientais na Suécia por indicação do rei daquele país. De 1999 a 2001, Brewer lecionou no Grupo de Energia e Recursos da Universidade da Califórnia em Berkeley. Em 2011 retornou a Yale. É co-autor de "Decisinon Making for the Environment" (2005) e "Caught Unawares: The Energy Decade in Retrospect" (1983).

ORGANIZAÇÃO

As conferências de Jackson e Brewer são uma realização do IEA, Universidade Yale e Brazilian Business School em parceria, para o evento com Jackson, com o Departamento de Letras Clássicas e Vernáculas e o Programa de Pós-Graduação em Literatura Brasileira da FFLCH e, para o evento com Brewer, com o Procam e o Programa de Pós-Graduação em Geografia Humana da FFLCH.

Fotos: Universidade Yale