Você está aqui: Página Inicial / NOTÍCIAS / Grupo de Pesquisa Fórum Permanente é contemplado em programa da Funarte

Grupo de Pesquisa Fórum Permanente é contemplado em programa da Funarte

por Sylvia Miguel - publicado 16/11/2015 15:25 - última modificação 03/02/2016 15:36

O Fórum Permanente apresentou um dos projetos vencedores de edital do Ministério da Cultura para a promoção do intercâmbio cultural.

Encontros de Mediação na Arte Contemporânea: A Atuação dos Públicos foi um dos 22 projetos vencedores do edital do Programa Rede Nacional Funarte Artes Visuais 12ª Edição, do Ministério da Cultura. A proposta do projeto partiu do Grupo de Pesquisa Fórum Permanente: Sistema Cultural entre o Público e o Privado do IEA, coordenado pelo diretor do Instituto, Martin Grossmann.

Relacionado

Videos:

Las Políticas Culturales como Variable Indispensable del Desarrollo

América Latina e Arte Contemporânea: Curadoria e Colecionismo

¿Como Convertir la Fatiga en una Exposición?

A Ideia de Metacuradoria

Com o aporte total de R$ 1, 65 milhão para projetos culturais, ou R$ 75 mil para cada projeto, o programa do Ministério da Cultura visa, entre outros objetivos, a promover o intercâmbio cultural entre os estados brasileiros e a valorizar a diversidade, a experimentação e a transversalidade de linguagens artísticas, culturais e educacionais.

O projeto em questão, voltado a curadores, artistas, pesquisadores e agentes culturais, promoverá em museus e outros equipamentos culturais algumas intervenções artísticas, workshops e debates que promovam uma análise crítica sobre o tema "estudos de públicos". Os debates também abordarão questões metodológicas sobre como as instituições voltadas à cultura podem estar de fato abertas e conectadas aos diversos públicos.

Inicialmente, os eventos deverão ocorrer no IEA, na Universidade de Brasília (UnB), na Universidade Federal do Espírito Santo (UFES) e na Universidade Federal Fluminense (UFF), no Rio das Ostras (RJ). Essas instituições servirão como polos nos dias dos eventos por terem pessoas ligadas ao grupo de pesquisa do IEA e que ensejaram a iniciativa do projeto apresentado à Funarte, entre elas, Raquel de Oliveira Pedro Garbelotti, da UFES, Marcia de Noronha Santos Ferran, da UFF, Cayo Honorato, da UnB, e Gilberto Ronaldo Mariotti Filho, da ECA-USP, além do próprio diretor do IEA.

As intervenções incluirão profissionais das artes visuais desses estados. A ideia é conectar artistas, produtores e pesquisadores da cena artística brasileira, estudantes de universidades públicas e agentes culturais, buscando ensejar novas parcerias e colaborações artísticas e institucionais que enriqueçam colaborações inter-regionais, segundo o texto do projeto.

O Fórum Permanente: Sistema Cultural entre o Público e o Privado organizou recentemente no IEA o seminário Las Políticas Culturales como Variable Indispensable del Desarrollo, com a participação do historiador Gerardo Caetano, da Universidad de La República, Uruguai.

O crítico e curador de arte espanhol Martí Peran, Universidade de Barcelona, falou recentemente no IEA sobre o sentimento de fadiga que perpassa a vida contemporânea, também em palestra promovida pelo grupo de pesquisa do IEA.