Você está aqui: Página Inicial / NOTÍCIAS / Projetos e eventos já definidos para 2009

Projetos e eventos já definidos para 2009

por Mauro Bellesa - publicado 15/12/2008 00:00 - última modificação 27/08/2013 15:47

Primeira amostra da programação prevista para 2009 indica diversidade de temas, formatos e metodologias.

O IEA encerra o ano com parte de sua agenda para 2009 já confirmada. Essa primeira amostra da programação, a ser acrescida de várias outras atividades ao longo do ano, demonstra o grau de diversidade de temas, formatos e metodologias com os quais o Instituto trabalhará no próximo ano.

Além das iniciativas relacionadas com o Ano da França no Brasil (leia acima), já estão previstos os seguintes projetos e seminários:

INOVAÇÃO
O Observatório da Inovação e Competitividade fará estudos sobre a dinâmica da inovação na economia brasileira e nas empresas. Esse projeto será desenvolvido em parceria com o Instituto de Pesquisa Econômica Aplicada (Ipea), que possibilitará o acesso a várias bases de dados nacionais, possibilitando análises amplas por meio do processamento de microdados. O estudo terá financiamento da Financiadora de Estudos e Projetos (Finep) e será coordenado por Mario Salerno, coordenador executivo do observatório.

NUTRIÇÃO
O Grupo de Estudos Nutrição e Pobreza iniciará projeto com a Fundação Orsa para levantamento de dados (censo antropométrico, percentual de desnutrição e outras informações) sobre as comunidades do Vale do Jari (divisa do Pará com o Amapá). Um dos objetivos é planejar e implantar frentes para a educação da população em questões de saúde e nutrição. A idéia é que o projeto sirva de modelo para outras iniciativas na Amazônia. O grupo pretende realizar uma oficina no Vale do Jari para discussão com formadores de opinião e representantes governamentais.

BIOMASSA
O economista e sociólogo Ignacy Sachs, professor emérito da Escola de Altos Estudos em Ciências Sociais (EHESS, França) e pesquisador visitante do IEA, desenvolverá um projeto sobre o potencial fotossintético. A atividade faz parte do ciclo "Para uma Civilização Moderna da Biomassa — Potencial e Limites do Processo Fotossintético", que integra a programação do Ano da França no Brasil (leia acima).

CRISE ECONÔMICA
A revista "Estudos Avançados" dedicará seu próximo dossiê (edição nº 65, janeiro-abril de 2009) à análise em profundidade da crise econômica internacional e seus impactos no Brasil. (Leia os textos sobre a crise escritos por Rubens Ricupero, Luís Carlos Bresser Pereira, José Antonio Ocampo e Luís Nassif e publicados na edição 64 da revista.)

AMÉRICA LATINA
Em setembro, acontecerá um seminário em parceria com o Colégio do México com dois grandes eixos temáticos: "Relações Contemporâneas México-Brasil: Sistemas Políticos, Segurança Nacional, Presença na América Latina e no Mundo, Comércio Internacional, Convergências e Divergências" e "História — Independências e Estados Nacionais: Cultura Política Comparada". O seminário contará com o apoio do Instituto de Relações Internacionais (IRI) e da Faculdade de Filosofia, Letras e Ciências Humanas (FFLCH) da USP. A coordenação será de Maria Lígia Prado (Departamento de História da FFLCH-USP) e Guillermo Palacios y Olivares (Colégio do México), coordenadores do convênio entre a USP e a instituição mexicana. Em junho, Szilvia Simai-Mesquita, do Birkbeck College, Reino Unido, e pesquisadora visitante do IEA, organiza o seminário "América Latina Hoje: Desigualdade e Identidade".

PSICOLOGIA
Sylvia Dantas, do Programa de Pós-Graduação em Psicologia Social do Instituto de Psicologia (IP) da USP, coordenará um Grupo de Estudos sobre Diálogos Interculturais. O grupo reunirá pesquisadores de distintas áreas do conhecimento para que, por meio de enfoques teóricos específicos e metodologias próprias às suas áreas, investiguem o contato entre culturas e suas repercussões no indivíduo, grupo e sociedade. Em março, Eda Terezinha de Oliveira Tassara, do IP-USP, coordena o seminário "Interdisciplinaridade e Processos Psicossociais: Relações entre Psicologia Ambiental, Ecologia, Antropologia e Política". Em junho, será realizado o seminário "Dimensões da Intersubjetividade", sob a coordenação de Nelson Coelho Junior, também do IP-USP. Os temas do seminário serão: "Intersubjetividade e Fenomenologia: Husserl e Merleau-Ponty — Perspectivas Atuais"; "Intersubjetividade e Corporeidade"; "Intersubjetividade e Psicopatologia"; "Intersubjetividade, Etologia e Psicologia do Desenvolvimento"; "Intersubjetividade e Constituição do Eu"; "Intersubjetividade e Clínica Psicanalítica".

OUTROS TEMAS
Dois ciclos iniciados em 2008 terão continuidade no próximo ano: "Políticas de Direitos dos Povos Indígenas", iniciativa do IEA, Programa de Pós-Graduação em América Latina (Prolam) da USP, Escola de Artes, Ciências e Humanidades (EACH) da USP e Instituto de Antropologia e Meio Ambiente (Iamá), com organização de Betty Mindlin (Iamá) e Mauro Leonel (EACH-USP); e "Lógica Paraconsistente Anotada em Biomedicina, Automação e Robótica", realização do Grupo de Estudos de Lógica e Teoria da Ciência, coordenado por Jair Minoro Abe. Outras iniciativas previstas para 2009 são os seminários: "O Reuso da Água", sob a coordenação de Adolpho José Melfi (Academia Brasileira de Ciências); "O Cinqüentenário do Tratado da Antártida", coordenado por Paulo Roberto dos Santos (Centro de Pesquisas Antárticas da USP); "DNA 55 Anos: Retornos e Desafios", com coordenação de Paulo Abrahamson (Academia de Ciências do Estado de São Paulo); "Nos Territórios do Corpo e das Emoções: William James no Brasil", coordenado por Maria Helena Pereira Toledo Machado (FFLCH-USP).