Você está aqui: Página Inicial / NOTÍCIAS / Qualidade energética dos combustíveis será tema de evento

Qualidade energética dos combustíveis será tema de evento

por Vinícius Sayão - publicado 13/07/2017 16:10 - última modificação 27/07/2017 16:10

A conferência "Qualidade Energética: História de uma Ideia" resume a evolução dos atributos de qualidade energética dos combustíveis ao longo dos séculos XIX e XX

Traffic

A conferência Qualidade Energética: História de uma Ideia, a ser realizada na Sala de Eventos do IEA, abordará a evolução da qualidade energética dos combustíveis através dos séculos e sua relação com as preocupações ecológicas dos dias atuais. A apresentação será do historiador Nuno Luiz Madureira, do Instituto Universitário de Lisboa, e acontecerá no dia 3 de agosto, às 14h. Com transmissão ao vivo pela web, a participação presencial requer inscrição prévia.

A qualidade energética, tema principal da conferência, é um conceito que se opõe à Primeira Lei da Termodinâmica. Esta afirma que a quantidade de energia interna conservada em um sistema isolado não pode ser criada ou destruída, apenas transformada de uma forma para outra. Por outro lado, o conceito de qualidade energética assegura que quando o trabalho é convertido em calor (ou vice-versa), a quantidade total de energia pode permanecer constante, porém, com isso, alguns atributos são perdidos e outros são ganhos.

“Da perspectiva de um usuário final, as diferenças de atributo garantem que o trabalho pode ser executado de formas distintas e com resultados diferentes”, afirma Madureira, que completa: “Algumas formas e fontes de energia podem ser mais econômicas, eficientes, densas, limpas ou ambientalmente amigáveis que outras”.

O evento é promovido pelo Grupo de Pesquisa Khronos: História da Ciência, Epistemologia e Medicina e contará com a moderação de Gildo Magalhães, da Faculdade de Filosofia, Letras e Ciências Humanas (FFLCH) da USP e coordenador do grupo.

Qualidade Energética: História de uma Ideia
3 de agosto, às 14h
Sala de Eventos do IEA - Rua da Praça do Relógio, 109, bloco K, 5º andar, Cidade Universitária, São Paulo
Evento gratuito, com transmissão ao vivo pela internet