Você está aqui: Página Inicial / NOTÍCIAS / Reforma política em debate

Reforma política em debate

por Sandra Codo - publicado 05/08/2007 00:00 - última modificação 28/08/2013 10:58

Diagnosticar o sistema partidário brasileiro e delinear as mudanças institucionais passíveis de serem introduzidas ou aceitas pelo Congresso Nacional são alguns dos objetivos do encontro "Reforma Política em Debate" que acontece no dia 22 de agosto, no IEA.

O IEA, a Associação dos Magistrados Brasileiros (AMB) e a Associação Nacional de Pós-Graduação e Pesquisa em Ciências Sociais (Anpocs) realizam no dia 22 de agosto (quarta-feira), às 9h30, o encontro "Reforma Política em Debate".

congressonacional.jpg
Congresso Nacional

Os debatedores serão: Rodrigo Collaço, presidente da AMB; Antônio Octávio Cintra, consultor legislativo da Câmara dos Deputados; Maria D'Alva Kinzo, do Departamento de Ciência Política da FFLCH/USP; Brasílio Sallum Jr., do Departamento de Sociologia da FFLCH/USP; e Renato Lessa, do Instituto Universitário de Pesquisas do Rio de Janeiro (Iuperj). A coordenação será de Gildo Marçal Brandão, do Departamento de Ciência Política da FFLCH/USP e secretário adjunto da Anpocs.

De acordo com Brandão, o evento fará um rápido diagnóstico do sistema partidário brasileiro e delineará as mudanças institucionais passíveis de serem introduzidas ou aceitas pelo Congresso Nacional, além examinar o estágio da discussão sobre o reforma no Legislativo. Por outro lado, como forma de superar certos impasses dos debates sobre a questão, o evento será uma oportunidade para o questionamento sobre por que a reforma não sai, quais as razões pelas quais o tema não se transformou em ponto de primeira grandeza na agenda política, quais as possibilidades efetivas de realização de algum tipo de reforma e como instituições como as organizadores do debate podem interferir na questão.

Foto: Guilherme Kardel