Você está aqui: Página Inicial / NOTÍCIAS / Regina Pekelmann Markus é a nova conselheira do Instituto

Regina Pekelmann Markus é a nova conselheira do Instituto

por Mauro Bellesa - publicado 18/07/2014 15:35 - última modificação 14/08/2014 16:10

Farmacóloga do Instituto de Biociências da USP é escolhida para vaga anteriormente ocupada por Renato Janine Ribeiro.
Regina Pekelmann Markus
A farmacóloga Regina Pekelmann Markus

A farmacóloga Regina Pekelmann Markus, professora titular do Instituto de Biociências (IB) da USP, é a nova integrante do Conselho Deliberativo (CD) do IEA-USP. Ela assumiu a vaga anteriormente ocupada pelo filósofo Renato Janine Ribeiro, cujo segundo mandato terminou no primeiro semestre deste ano.

Essa vaga pode ser ocupada por pessoa vinculada ou não à USP. A  escolha é de competência do CD. O mandato é de dois anos, sendo permitida a recondução para mais um mandato.

Atualmente, Regina Markus é secretária da Sociedade Brasileira para o Progresso da Ciência (SBPC), diretora executiva da Academia de Ciências do Estado de São Paulo (Aciesp) e integrante da Comissão Científica da Academia Intercontinental, projeto coordenado pelo IEA-USP e pelo Instituto de Pesquisa Avançada da Universidade de Nagoya.

Ela doutorou-se em farmacologia pela antiga Escola Paulista de Medicina da atual Universidade Federal de São Paulo e é professora titular do Departamento de Fisiologia Geral do IB-USP desde 1997. Foi pesquisadora na University of West Virginia, nos EUA, e na Universidad Autónoma de Madrid, Espanha, vice-presidente da Sociedade Brasileira de Farmacologia e Terapêutica Experimental e secretária de Políticas e Programas de Pesquisa e Desenvolvimento do Ministério da Ciência, Tecnologia e Inovação. Suas linhas de pesquisa são farmacologia autonômica, sinalização celular neuroendocrinoinflamatória e cronobiologia.

Foto: Mariana Costa/UnB

registrado em: , ,