Você está aqui: Página Inicial / NOTÍCIAS / Reitor nomeia Camilo Zufelato novo vice-coordenador do Polo Ribeirão Preto do IEA

por Mauro Bellesa - publicado 18/01/2024 12:55 - última modificação 18/01/2024 14:54

Camilo Zufelato, da Faculdade de Direito de Ribeirão Preto (FDRP) da USP, foi nomeado vice-coordenador do Polo Ribeirão Preto do IEA para mandato de quatro anos a partir de 1º de fevereiro.

Camilo Zufelato
Camilo Zufelato, da Faculdade de Direito de Ribeirão Preto da USP

O reitor Carlos Gilberto Carlotti Junior designou, no dia 16 de janeiro, o professor Camilo Zufelato, da Faculdade de Direito de Ribeirão Preto (FDRP) da USP, novo vice-coordenador do Polo Ribeirão Preto do IEA, para mandato de quatro anos a partir de 1º de fevereiro.

Ele foi escolhido por Carlotti Junior a partir de lista tríplice elaborada pelo Conselho Deliberativo (CD) do Instituto tendo por base lista com diversos nomes encaminhada pela maioria dos diretores das unidades de ensino e pesquisa do campus de Ribeirão Preto. Também integraram a lista tríplice as professoras Thereza Amelia Soares da Silva e Filomena Elaine de Paiva Assolini, ambas da Faculdade de Filosofia, Ciências e Letras de Ribeirão Preto.

Zufelato é livre docente pela FDRP-USP (2018), doutor em direito processual pela Faculdade de Direito (FD) da USP (2008), mestre de segundo nível pela Universidade de Estudos de Roma Tor Vergata, Itália (2006), e bacharel em direito pela Unesp (2002).

Foi professor da Universidade Federal de Uberlândia e atua também na Universidade de Cádiz, Espanha. Seus principais projetos de pesquisa atuais tratam do acesso à justiça por pessoas em condição de vulnerabilidade e outros aspectos ligados às desigualdades nesse acesso.

Seus livros mais recentes são "Contraditório e Vedação às Decisões-Surpresa no Processo Civil Brasileiro" (2019), "As Grandes Transformações do Direito Processual Civil" (2020), em coorganização com Fernando da Fonseca Gajardoni, e "Processo Civil para os Concursos de Técnico e Analista dos Tribunais e MPU" (2020), em coautoria com Gajardoni.  Zufelato é autor ou organizador (individual ou em parceria) de outros nove livros, além de participar de 60 capítulos de outras obras. Também publicou 42 artigos em publicações especializadas. Orientou ou participou de bancas de 17 teses de doutorado e 28 dissertações de mestrado.

Foto: AASPonline/YouTube