Você está aqui: Página Inicial / NOTÍCIAS / Reitora escolhe Cesar Ades para dirigir o Instituto

Reitora escolhe Cesar Ades para dirigir o Instituto

por Mauro Bellesa - publicado 16/11/2007 00:00 - última modificação 03/04/2013 15:43

Ades declarou que dará continuidade à ênfase em estudos interdisciplinares, políticas públicas e interação entre USP e a sociedade.
cesarades.jpg
O etólogo César Ades,
novo diretor do IEA

César Ades, professor titular do Departamento de Psicologia Experimental do Instituto de Psicologia (IP) da USP, tomou posse como diretor do IEA, para um mandato de quatro anos, em fevereiro de 2008.

Ele foi escolhido pela reitora a partir de lista tríplice votada pelo Conselho Deliberativo do Instituto e composta também por Silvio Salinas (Instituto de Física) Guilherme Ary Plonski (Faculdade de Economia Administração e Contabilidade e Escola Politécnica).

Ades declarou que dará continuidade às diretrizes acadêmicas do IEA: ênfase em estudos interdisciplinares, debate de políticas públicas e atuação como organismo de interação entre USP e a sociedade em geral. Além disso, pretende estimular a participação de maior número pesquisadores, da USP e de outras instituições, e ações que possibilitem a ampliação do conhecimento do público sobre o Instituto e suas atividades.

Nascido no Cairo, Egito, Ades veio para o Brasil aos 15 anos. Graduou-se psicologia em 1965 no IP/USP, onde se tornou professor titular em 1994. Suas principais linhas de pesquisa estão na área de etologia e comportamento animal. É editor da "Revista de Etologia", membro do conselho editorial das revistas "Behavior and Philosophy" e "Acta Ethologica", integra o International Council of Ethologists e a International Society of Comparative Psychology e é vice-presidente da Sociedade Brasileira de Etologia, da qual foi fundador.

Ades é membro do Conselho Deliberativo do IEA desde maio de 2004 e integra o Conselho Curador da Fuvest. Foi diretor do IP/USP de 2000 a 2004 e vice-diretor de 1998 a 2000. Participou do Conselho Deliberativo do Hospital Universitário da USP de 2000 a 2004.

Foto: Mauro Bellesa/IEA-USP

registrado em: ,