Você está aqui: Página Inicial / NOTÍCIAS / Participantes da Intercontinental Academia se reúnem em novembro para balanço e preparação até Nagoya

por Fernanda Rezende - publicado 13/11/2015 10:35 - última modificação 12/02/2016 12:20

Center for Advanced Studies - LMU
Center for Advanced Studies da LMU, em Munique, onde acontecerá o encontro

Membros do comitê sênior e jovens pesquisadores da primeira edição da Intercontinental Academia se reunirão de 25 a 28 de novembro em Munique, na Alemanha, em um Interim Workshop. Realizada sete meses após o encontro de imersão em São Paulo que inaugurou o projeto, essa reunião permitirá aos participantes avançar nas discussões e estudos que vêm realizando virtualmente desde maio deste ano, além de planejar as atividades até o encontro de março de 2016 em Nagoya, Japão.

Relacionado

1º encontro de imersão

Participantes da Intercontinental Academia apresentam resultados do encontro

Todas as notícias

2ª edição do projeto:

Pesquisadora indicada pelo IEA é selecionada para segunda edição da Intercontinental Academia

Segunda edição da Intercontinental Academia será sobre dignidade humana

Mais informações:

A Intercontinental Academia é um programa da University-Based Institutes for Advanced Study (Ubias), rede que reúne 36 institutos de estudos avançados de universidades de todos os continentes. O IEA-USP e o Instituto de Pesquisa Avançada da Universidade de Nagoya (IAR) são os responsáveis pela primeira edição. O encontro em São Paulo foi organizado pelo IEA-USP e aconteceu de 17 a 30 de abril.

O projeto reúne 13 jovens pesquisadores de diferentes nacionalidades e áreas do conhecimento para desenvolver estudos sobre o tema “tempo”. Ao final de todas as etapas, eles produzirão o conteúdo para um Massive Open Online Course (Mooc). A orientação da pesquisa está a cargo de um comitê científico sênior.

O workshop de novembro acontecerá na sede do Centre for Advanced Studies da Universidade de Munique Ludwig-Maximilians (LMU) e conta com o apoio do Freiburg Institute for Advanced Studies (Frias). No encontro, pretende-se:

• Fazer um balanço dos trabalhos realizados de maio a novembro pelos jovens pesquisadores;
  • Apresentar e definir o programa de atividades da etapa de Nagoya;
  • Tratar com detalhes o Mooc que será produzido pelos jovens pesquisadores;
  • Discutir a parceria com o Coursera.

Do comitê científico, estarão presentes o diretor do IEA-USP, Martin Grossmann; Regina Markus, professora do Instituto de Biociências da USP e membro do Conselho Deliberativo do IEA; Dapeng Cai, professor de economia na Universidade de Nagoya e representante do IAR-Nagoya; Bernd Kortmann, diretor acadêmico do Instituto de Estudos Avançados de Freiburg (Frias), na Alemanha; Sami Pihlström, diretor do Helsinki Collegium for Advanced Studies, na Finlândia; e Till Roenneberg, do Institute of Medical Psychology da LMU. O secretário-geral da Ubias e do projeto, Carsten Dose, também fará parte do encontro.

Os jovens pesquisadores serão representados por Boris Roman Gibhardt, da Bielefeld University, Alemanha; David Gange, da University of Birmingham, Inglaterra; Eduardo Almeida, da USP; Eva von Contzen, da Ruhr-Universität Bochum, Alemanha; Helder Nakaya, da USP; Nikki Moore, Rice University, Estados Unidos; e Valtteri Arstila, da University of Turku, Finlândia.