Você está aqui: Página Inicial / NOTÍCIAS / Os conceitos de risco e incerteza em perspectiva

Os conceitos de risco e incerteza em perspectiva

por Flávia Dourado - publicado 26/02/2014 16:15 - última modificação 09/11/2015 20:03

O tema será abordado pela socióloga portuguesa Helena Mateus Jerónimo no primeiro encontro do 25º Seminário Internacional de Filosofia, História e Sociologia da Ciência e da Tecnologia, que o IEA promove no dia 13 de março, às 9h30.

As especificidades dos conceitos de risco e incerteza no contexto da sociedade tecnocientífica foram exploradas na conferência Questionando os Conceitos de Risco e Incerteza em Problemas de Base Científico-tecnológica, que aconteceu no dia 13 de março, às 9h30, na Sala de Eventos do IEA.

Tratou-se do primeiro de uma série de quatro encontros do 25º Seminário Internacional de Filosofia, História e Sociologia da Ciência e da Tecnologia (veja programação abaixo), que contou com a socióloga portuguesa Helena Mateus Jerónimo como expositora. Os primeiros encontros são dedicados à discussão teórica dos conceitos de risco e incerteza e os últimos, à análise de diferentes estudos de caso.

Jerónimo é doutora pela University of Cambridge, Reino Unido, professora do Instituto Superior de Economia e Gestão (Iseg) da Universidade Técnica de Lisboa (UTL) e pesquisadora do Centro de Investigação em Sociologia Econômica e das Organizações (Socius) da UTL, onde desenvolve estudos na área de sociologia da ciência, da tecnologia e do ambiente.

Organizado pelo Grupo de Pesquisa Filosofia, História e Sociologia da Ciência e da Tecnologia do IEA, o seminário é coordenado pelo filósofo Pablo Mariconda, professor da Faculdade de Filosofia, Letras e Ciências Humanas (FFLCH) da USP e coordenador do grupo.

Gratuitos, abertos ao público e sem necessidade de inscrição, os quatro encontros foram realizados de 13 de março a 4 de abril, sempre às 09h30, na Sala de Eventos do IEA, que fica na rua Praça do Relógio, 109, bloco K, 5º andar (localização). Haverá transmissão ao vivo pela web. Para mais informações, envie mensagem para clauregi@usp.br ou para leila.costa@usp.br.

PRIMEIRO ENCONTRO

Relacionado

Na conferência de abertura do seminário, Jerónimo explicitou o conceito de risco e o de incerteza com foco nos impactos gerados pelos fenômenos de base técnico-científica. A partir disso, fez o questionamento teórico dessas conceituações, destacando os aspectos que as distinguem.

De acordo com a pesquisadora, "defender uma concepção baseada no risco ou na incerteza não é uma opção indiferente, principalmente em processos controversos que envolvem perigos sérios, consequências imprevisíveis e uma solução tecnológica. Risco e incerteza apontam para uma interpretação e uma orientação específicas, desencadeando, por isso, diferentes implicações políticas. O risco está associado à prevenção, ao passo que os vários tipos de incerteza estão articulados à precaução".

Entre as questões abordadas por Jerônimo no encontro, estão: o conceito de risco é inequívoco o bastante para caracterizar as atuais sociedades e os problemas ambientais, que têm, em geral, um caráter extensivo, duradouro e global? Esse conceito pode ser usado como instrumento-chave para um modelo de avaliação e orientação desses novos problemas ambientais? E pode-se confiar apenas aos peritos da ciência e da tecnologia a avaliação, predição e resolução destes problemas?

PROGRAMAÇÃO
25º SEMINÁRIO INTERNACIONAL DE FILOSOFIA, HISTÓRIA E SOCIOLOGIA DA CIÊNCIA E DA TECNOLOGIA
13 de março
20 de março