Você está aqui: Página Inicial / NOTÍCIAS / Projeto publica nota técnica sobre riscos climáticos em Capivari (SP)

Projeto publica nota técnica sobre riscos climáticos em Capivari (SP)

por Mauro Bellesa - publicado 10/05/2023 09:55 - última modificação 25/08/2023 13:25

Projeto de grupo do Centro de Síntese USP Cidades Globais publica a nota técnica 'Diagnósticos dos Riscos Climáticos em Capivari-SP - Potenciais Estratégias para o Direcionamento de Medidas de Adaptação em Pequenos e Médios Municípios'.

Capivari, SP
Um dos problemas ambientais de Capivari (SP) é a reduzida cobertura vegetal nativa

De acordo com o Zoneamento Ecológico-Econômico (ZEE) do Estado de São Paulo, Capivari, município distante 108 km da capital, a noroeste, com cerca de 57 mil habitantes e área aproximada de 323 km2, possui poucas áreas ambientalmente protegidas, como unidades de conservação, e índice de mediano a baixo de cobertura vegetal nativa.

Essas características do município influenciam sobremaneira sua capacidade de enfrentamento de riscos e impactos dos eventos extremos previstos, "especialmente devido à supressão dos serviços ecossistêmicos associados".

A observação consta da nota técnica Diagnósticos dos Riscos Climáticos em Capivari-SP - Potenciais Estratégias para o Direcionamento de Medidas de Adaptação em Pequenos e Médios Municípios, recentemente lançada por projeto desenvolvido no Centro de Síntese USP Cidades Globais. O trabalho é resultante de contrato entre o IEA, a Fundação de Apoio à Universidade de São Paulo e a Prefeitura de Capivari. O objetivo é subsidiar a revisão do Plano Diretor da cidade.

Segundo a coordenadora do trabalho, Maria da Penha Vasconcellos, professora da Faculdade de Saúde Pública (FSP) da USP, a equipe do projeto está encarrega da produção de material técnico, do acompanhamento do processo de revisão do Plano Diretor de Capivari, da elaboração de propostas a serem formalizadas em anteprojetos de lei e de contribuir para a mobilização, por meio de oficinas, da participação popular na construção de propostas para os próximos 10 anos do município.

Além de Maria da Penha, são autores da nota técnica: Elaine Santos, Felipe Dias, Ivan Maglio, Maria da Penha Vasconcellos, Pedro Camarinha e Rogério António de Castro Coelho, todos integrantes do Centro de Síntese; e Pedro Camarinha, vinculado ao Centro Nacional de Monitoramento e Alertas de Desastres Naturais (Cemaden).

Diante do quadro de carências ambientais do município, os autores relacionam entre os serviços ecossistêmicos a serem melhorados o processo de infiltração e tempestividade do escoamento de base até os cursos d'água, a diminuição do processo erosivo laminar e o menor carreamento de material particulado, para diminuir o assoreamento dos rios.

Os baixos valores atribuídos aos indicadores ambientais estão principalmente relacionados às características municipais: "baixa proteção à biodiversidade, insegurança hídrica e falta de capacidade de enfrentamento às mudanças climáticas", destacam os autores.

Além da Introdução e da seção Informações Ambientais para Capivari, a nota técnica contém outras oito seções:

  • Vegetação Remanescente e Rede Hídrica do Município;
  • Segurança Hídrica;
  • O Comportamento Climático;
  • Risco Climático Relacionado às Inundações, Enxurradas e Alamentos;
  • Modelagem para Detecção de Inundações Bruscas e Enxurradas;
  • Risco Climático Relacionado às Secas;
  • Soluções Baseadas na Natureza e Infraestrutura Verde e Azul
  • Propostas e Recomendações

Ao final, o documento indica as referências bibliográficas e a relação de site consultados pelos pesquisadores.

Capa de 'Diagnóstico dos Riscos Climáticos em Capivari-SP'

Recomendações

Segundo os pesquisa, a premissa sugerida pelo trabalho para ser utilizada em análises futuras sob o território de Capivari é que, uma vez reduzidas as vulnerabilidades (em suas dimensões ambiental, social e econômica), os riscos climáticos também diminuem significativamente. E isso ocorre "não pela diminuição dos eventos meteorológicos e climáticos, mas sim porque permite que os sistemas se reorganizem para enfrentar eventuais novos desafios decorrentes das mudanças do clima", especialmente eventos extremos e impactos associados.

Por essa razão, os pesquisadores propõem a expansão das análises realizadas sobre vulnerabilidade socioambiental e cálculo de riscos climáticos no âmbito municipal, com o cruzamento das informações climáticas e hidrológicas com as demais dimensões que caracterizam os cenários de risco localmente, como as características do meio ambiente e as condições sociais e econômicas.

As metodologias mais conhecidas propõem a criação de índices quantitativos que mensuram a vulnerabilidade às mudanças climáticas e a adaptação aos perigos climáticos em várias escalas temporais e espaciais.

"Essas informações serão valiosas para orientar um Plano de Adaptação Climática de Capivari, identificando as melhores diretrizes, estratégias e medidas de adaptação que o município necessita. Isso permitirá a hierarquização de ações nos planejamentos, bem como a identificação de áreas críticas que precisam de ações mais urgentes.