Você está aqui: Página Inicial / NOTÍCIAS / Russell Mittermeier faz conferência sobre a conservação da biodiversidade no Brasil

Russell Mittermeier faz conferência sobre a conservação da biodiversidade no Brasil

por Sandra Codo - publicado 10/09/2011 00:00 - última modificação 22/10/2014 10:21

O primatologista norte-americano Russell Mittermeier, presidente da organização ambientalista Conservation International (CI) faz a conferência "Conservação da Biodiversidade no Brasil: Histórico, Papel no Presente e Visão de Futuro" no dia 6 de outubro, quinta-feira, às 16h, na Sala de Eventos do IEA.

De acordo com o primatologista norte-americano Russell Mittermeier, presidente da organização ambientalista Conservation International (CI), o Brasil é responsável por 70% das áreas do planeta que passaram a ser protegidas nos últimos oito anos. Acrescenta que esse e outros recordes e inovações feitos pelo país têm sido possíveis graças a uma "forte e já longa tradição conservacionista construída por alguns visionários e que, rapidamente, ganhou corações e mentes do povo brasileiro".

mittermeier.jpg
Russell Mittermeier

A partir do caso dos primatas e da primatologia brasileiros, Mittermeier apresentará parte dessa história na conferência "Conservação da Biodiversidade no Brasil: Histórico, Papel no Presente e Visão de Futuro" no dia 6 de outubro, quinta-feira, às 16h, na Sala de Eventos do IEA.

Em paralelo a esse histórico, ele fará uma reflexão sobre o momento atual do Brasil no cenário

Relacionado

mundial em relação a temas ambientais, a atuação do país quanto às convenções internacionais e o papel de liderança a ser cumprido, especialmente a partir da Rio+20.  Também defenderá a tese da vocação do Brasil para ser a primeira superpotência verde do planeta, tendo como referência o exame do potencial papel do Estado de São Paulo no cumprimento dessa vocação.

Doutor em antropologia biológica pela Universidade Harvard, EUA, Mittermeier tornou-se primatologista e herpetologista. É presidente da CI desde 1989 e autor de mais de 400 artigos científicos e de divulgação científica, além de 15 livros. Viajou por mais de cem países e conduziu pesquisas de campo em mais de 20 deles. Muito dessas pesquisas foram realizadas Suriname, Madagáscar e no Brasil (Amazônia e Mata Atlântica).

Em paralelo ao trabalho de presidente da CI, Mittermeier atua em funções de destaque em outras instituições: dirige o Grupo de Especialistas em Primatas da Comissão de Sobrevivência de Espécies da União Internacional para a Conservação da Natureza (IUCS); é professor adjunto da Universidade de Nova York há 20 anos; presidente da Fundação de Biodiversidade Margo Marsh desde 1996; atua como especialista em grandes macacos no Programa Ambiental das Nações Unidas; e em 2004 foi eleito conselheiro regional para a América do Norte e Caribe da IUCS.

O evento é organizado pelo Grupo de Pesquisa Amazônia em Transformação: História e Perspectivas. O coordenador da atividade será o José Pedro de Oliveira Costa, integrante do grupo de pesquisa do IEA e professor da Faculdade de Arquitetura e Urbanismo (FAU) da USP.

METAS DE NAGOYA

Além de proferir conferência no IEA, Mittermeier participa, também no dia 6 de outubro, da mesa-redonda "Biodiversidade e Metas de Nagoya", no "2º Fórum de Cooperação Internacional — São Paulo: Protagonismo em Biodiversidade", que se realiza a partir das 9h no Palácio dos Bandeirantes, Av. Morumbi, 4.500, São Paulo.

FOTO: Conservation International