Você está aqui: Página Inicial / NOTÍCIAS / Livro de Marina Massimi revela os saberes psicológicos em textos do Brasil colonial

Livro de Marina Massimi revela os saberes psicológicos em textos do Brasil colonial

por Mauro Bellesa - publicado 28/09/2023 10:35 - última modificação 28/09/2023 10:33

Seminário 'Preservando a Memória e Resgatando a História da Psicologia e dos Saberes Psicológicos no Brasil: um Percurso de Quase 50 anos' realiza-se no dia 2 de outubro, às 10h. Evento marca o lançamento do livro 'História dos Saberes Psicológicos na Cultura Brasileira', da professora sênior do IEA Marina Massimi.

Capa do livro 'História dos Saberes Psicológicos na Cultura Brasileira

Na segunda-feira, 2 de outubro, às 14h, acontece o seminário de lançamento do livro História dos Saberes Psicológicos na Cultura Brasileira, da professora sênior do IEA Marina Massimi, coordenadora do Grupo de Pesquisa Tempo, Memória e Pertencimento.

Intitulado Preservando a Memória e Resgatando a História da Psicologia e dos Saberes Psicológicos no Brasil: um Percurso de Quase 50 anos, o encontro terá depoimentos de Massimi e de outros seis pesquisadores pioneiros na reconstrução da história da psicologia e dos saberes psicológicos na cultura brasileira. São eles: Anette Hoffman (IEA e FMRP-USP), Márcio L. Fernandes (IEA e PUC-PR), Raquel Martins de Assis (UFMG), Regina Helena de Freitas Campos (UFMG) e William Barbosa Gomes (UFRGS). A mediação será de Rodolfo Batista (UFMG).

Marina Massimi - 2019
Marina Massimi durante o curso de 2019

"Os expositores apresentarão a narrativa deste percurso que envolveu e envolve estudiosos de várias regiões e gerações, em todo o território nacional, hoje constituídos também na Sociedade Brasileira de História da Psicologia”, informam os organizadores do seminário.

O evento é público e gratuito e não requer inscrição. Haverá transmissão ao vivo pela internet.

Relacionado

Curso
História dos Saberes
Psicológicos na Cultura Brasileira

Com Marina Massimi
9 a 11 de setembro de 2019
Vídeo 1Vídeo 2Vídeo 3
Vídeo 4Vídeo 5Vídeo 6

Resenha

Livro reconstitui os primórdios da psicologia no Brasil colonial
Por Luiz Prado,
no Jornal da USP

Processo complexo

No livro “História dos Saberes Psicológicos na Cultura Brasileira” (Edusp, 504 págs., preço promocional de R$ 70 reais), Marina Massimi analisou inúmeras fontes de autores brasileiros ou que viveram no país para demonstrar o complexo processo da constituição de saberes psicológicos na cultura brasileira, evidenciado em fontes documentais pertencentes a diferentes gêneros de escrita, e sua difusão na sociedade colonial.

Grande parte dos achados de Massimi em suas pesquisas foram apresentados e discutidos por ela, em setembro de 2019, no curso de extensão homônimo do livro que ministrou no IEA [veja ao lado os links para os vídeos do curso].

O material investigado por Massimi compreende o período que vai de meados do século 16 até o fim do século 18. Localizadas em acervos brasileiros e europeus, essas fontes incluem: tratados filosóficos; correspondência epistolar; oratória sagrada; tratados sobre a arte de educar; novelas alegóricas; literatura de teor autobiográfico e moral; e narrativas de festas religiosas e cívicas.

"O livro lança luz sobre os conhecimentos e práticas inerentes à vida psíquica existentes antes do surgimento da psicologia científica no século 19 e quem eram seus autores", afirmam os editores.


Preservando a Memória e Resgatando a História da Psicologia e dos Saberes Psicológicos no Brasil: um Percurso de Quase 50 anos
2 de outubro, 14h
Sala Alfredo Bosi, IEA, rua da Praça do Relógio 109, Cid. Universitária, São Paulo
Evento público e gratuito com transmissão ao vivo pela internet
Não requer inscrição para participação presencial ou para acompanhamento online
Mais informações: com Cláudia Regina Pereira (clauregi@usp.br), telefone (11) 3091-1686
Página do evento

Foto: Leonor Calasans/IEA-USP