Você está aqui: Página Inicial / NOTÍCIAS / Um estudo comparativo entre São Paulo e Cidade do México

Um estudo comparativo entre São Paulo e Cidade do México

por Sandra Codo - publicado 14/08/2012 00:00 - última modificação 12/02/2016 10:28

A urbanista mexicana Martha Schteingart, proponente do estudo comparativo entre as duas maiores metrópoles latino-americanas

São Paulo e Cidade do México: Velhos e Novos Atores é o tema da sessão de encerramento do seminário do Projeto Comparativo São Paulo—Cidade do México, no dia 21 de agosto, às 17h30, na Sala de Eventos do IEA, atividade aberta ao público e com transmissão pela web.

marthaschteingart.jpg

A sessão apresentará os temas de estudos comparativos que serão definidos no seminário nos dias 20 e 21 de agosto. O objetivo deste é integrar pesquisadores mexicanos e da USP e definir um cronograma de trabalho para os próximos 12 meses e os produtos a serem elaborados no período. Os eixos temáticos dos estudos são: segregação, habitação e serviços urbanos; violência e direitos humanos; pobreza e lutas sociais; governo e políticas públicas; e meio-ambiente.

Pelo Colegio de México, participam Arturo Alvarado, do Centro de Estudios Sociológicos; Martha Schteingart, José Luis Lezama, Vicente Ugalde e Araceli Damián, os quatro do Centro de Estudios Demográficos, Urbanos y Ambientales; e José Luis Méndez, do Centro de Estudios Internacionales. Pela USP, participam Suzana Pasternak e Camila D'Ottaviano, ambas da Faculdade de Arquitetura e Urbanismo (FAU); Sérgio Adorno, Lúcio Kowarick e José Álvaro Moisés, os três da Faculdade de Filosofia, Letras e Ciências Humanas (FFLCH); e Neli Aparecida de Mello-Théry, da Escola de Artes, Ciências e Humanidades (Each). A coordenação do projeto é de Martha Schteingart e Camila D'Ottaviano.

Martha Scheteingart já participou das atividades do IEA em novembro de 2010, quando fez três conferências: A Pesquisa Urbana no México e na América Latina — Orientações Teóricas e Temas Relevantes; A Divisão Social do Espaço e a Habitação Popular nas Cidades Latino-Americanas — Aspectos Teórico-Metodológicos e Resultados de uma Pesquisa para as Principais Metrópoles Mexicanas; Cidade e Meio Ambiente — Expansão Urbana e Impacto Ambiental na Cidade do México. Os vídeos desses eventos estão na seção da Midiateca Online do Instituto.

O projeto integra a agenda de atividades da metacuradoria O Comum do IEA, voltada à pesquisa e análise crítica de temas de impacto direto na vida social.

Foto: Divcom-IEA-USP