Você está aqui: Página Inicial / NOTÍCIAS / Seminário aborda interdisciplinaridade nas ciências do mar sob a ótica da ciência pós-normal

por Fernanda Rezende - publicado 20/05/2016 15:10 - última modificação 02/06/2016 09:53

O X Seminário de Manejo Integrado - Interdisciplinaridade nas Ciências do Mar: Construindo uma Ciência Pós-Normal acontece no Instituto Oceanográfico (IO) no dia 3 de junho, às 14h, no Auditório Prof. Dr. Plinio Soares Moreira.

O Instituto Oceanográfico (IO) da USP realiza no dia 3 de junho o 10º Seminário de Manejo Integrado - Interdisciplinaridade nas Ciências do Mar: Construindo uma Ciência Pós-Normal. O evento, que tem apoio do IEA por meio do Grupo de Pesquisa Meio Ambiente e Sociedade, acontece a partir das 14h no Auditório Prof. Dr. Plinio Soares Moreira do IO. Para participar, é necessário realizar inscrição prévia.

O objetivo do seminário é provocar uma reflexão e discussão sobre a interdisciplinaridade nas ciências do mar sob a ótica da ciência pós-normal, um novo paradigma que vem se consolidando para lidar com problemas complexos como aqueles enfrentados nos oceanos e zonas costeiras.

Segundo os organizadores, a Gestão Integrada (GI) é entendida como um processo integrador, inclusivo, participativo, adaptável e cíclico, que visa a promover o desenvolvimento sustentável e a conservação ambiental. A GI precisa levar em conta as diferentes fontes de conhecimento, envolvendo necessariamente uma perspectiva pluralista e interdisciplinar.

Eles argumentam, no entanto, que a ciência tradicional reducionista, ou ciência normal, não é capaz de lidar com a complexidade e a incerteza dos problemas ambientais atuais existentes nos oceanos e zonas costeiras. Por isso, novas abordagens estão se movendo para o chamado paradigma da ciência pós-normal, que pode ser entendido como uma estratégia de resolução de problemas com foco no desenvolvimento de processos de integração, numa perspectiva interdisciplinar e transdisciplinar.

Nesta edição do seminário, os organizadores esperam estimular a participação e o envolvimento de estudantes de graduação e pós-graduação nos debates sobre a interdisciplinaridade nas ciências do mar, o paradigma da ciência pós-normal e os desafios da integração entre política e ciência, no contexto da GI.

Programação:

13h – Inscrições

14h – Abertura

14h30 – 17h30

Mesa redonda – Interdisciplinaridade nas Ciências do Mar: Construindo uma Ciência Pós-Normal

Moderação: Alexander Turra (IEA-USP)

Relatoria: Natália de Miranda Grilli

14h30 – 14h50: A Interdisciplinaridade nas Ciências Ambientais

Palestrante: Pedro Roberto Jacobi (PROCAM/IEE/IEA/USP)

14h50 – 15h10: Ciência Pós-Normal: Novos Rumos no Enfrentamento de Problemas Complexos

Palestrante: Leandro Luiz Giatti (FSP/USP)

15h10 – 15h30: Instituições de Ensino e Pesquisa e Gestão de UCs: Possibilidade de Integração Ciência e Gestão