Você está aqui: Página Inicial / NOTÍCIAS / Seminário aborda avanços do tratamento do diabete tipo 1

Seminário aborda avanços do tratamento do diabete tipo 1

por Thais Cardoso - publicado 19/09/2017 11:30 - última modificação 19/09/2017 12:41

No Brasil, 18 milhões de pessoas sofrem com diabete. Cerca de 10% dos casos são de diabete do tipo 1, uma doença autoimune que leva o sistema imunológico a atacar o pâncreas do paciente, destruindo as células beta, que produzem insulina. Para abordar os avanços nas pesquisas de tratamentos para essa doença, o Centro de Terapia Celular (CTC), em parceria com o Instituto de Estudos Avançados Polo Ribeirão Preto, realiza no dia 25 de setembro, a partir das 10h, no Salão de Eventos do Centro de Tecnologia da Informação de Ribeirão Preto (CeTI-RP) da USP o seminário Terapia Celular no Diabete Melito: Onde Estamos?.

Uma das iniciativas de maior impacto no tratamento do diabete tipo 1 é desenvolvida na Unidade de Terapia Celular do Hospital das Clínicas da Faculdade de Medicina de Ribeirão Preto da USP, em colaboração com o CTC. O trabalho foi idealizado pelo pesquisador Júlio Voltarelli e passou a ser conduzido por um grupo de pesquisadores que incluem a professora Maria Carolina de Oliveira Rodrigues e o endocrinologista Carlos Eduardo Barra Couri, que conduzirão o seminário. O estudo mostrou na primeira fase, entre 2003 e 2011, avanços no tratamento que incluíram a suspensão do uso de insulina em alguns pacientes ou a redução das injeções diárias.

Serão abordados no evento temas como terapia com células-tronco, implante de células pancreáticas artificiais, bombas eletrônicas de insulina, aplicação por via oral ou nasal e monitoramento da glicemia por escaneamento.
Maria Carolina de Oliveira Rodrigues é médica formada pela Faculdade de Medicina de Ribeirão Preto da USP e especialista em reumatologia. Especializou-se em transplante de células tronco hematopoéticas no Hospital das Clínicas de Ribeirão Preto da USP. Desde 2013, é professora doutora da Divisão de Imunologia Clínica no Departamento de Clínica Médica da Faculdade de Medicina de Ribeirão Preto da USP.
Carlos Eduardo Barra Couri é médico formado pela Faculdade de Medicina da Universidade de Juiz de Fora, com especialização em Endocrinologia pela USP. É pesquisador clínico da Unidade de Terapia de células estaminais do Hospital das Clínicas de Ribeirão Preto e responsável pelo manejo clínico de protocolos de pesquisa envolvendo terapia com células-tronco em humanos com diabetes mellitus.

As inscrições para o evento são gratuitas e podem ser feitas neste link. Mais informações: ctcusp@gmail.com ou (16) 2101 9350.


Terapia Celular no Diabete Melito: Onde Estamos?
25 de setembro, 10h
Salão de Eventos do CeTI-RP - campus Ribeirão Preto da USP
Inscrições gratuitas
Mais informações: ctctusp@gmail.com ou (16) 2101 9350
Página do evento