Você está aqui: Página Inicial / NOTÍCIAS / Seminário analisará metodologia que mede uso sustentável e eficiente da água

Seminário analisará metodologia que mede uso sustentável e eficiente da água

por Sandra Codo - publicado 25/05/2011 00:00 - última modificação 01/04/2013 16:24

O seminário "A Pegada Hídrica e sua Aplicabilidade no Setor Público e Privado: Experiências Nacionais e Internacionais" será realizado nos dias 13 e 14 de junho, no Auditório do Centro de Computação Eletrônica (CCE) da USP. Os objetivos do seminário são revisar as metodologias sobre a utilização de água nas atividades humanas e seu uso como ferramenta de gestão de recursos hídricos.

A pegada hídrica é uma metodologia para mensurar a utilização de água nas atividades humanas e na produção de bens e serviços, considerando o consumo de água e sua contaminação. Trata-se de um instrumento de gestão baseado na promoção da eficiência no uso sustentável da água e de estímulo ao compartilhamento equitativo da limitada disponibilidade hídrica.

O seminário "A Pegada Hídrica e sua Aplicabilidade no Setor Público e Privado: Experiências Nacionais e Internacionais", que será realizado nos dias 13 e 14 de junho, no Auditório do Centro de Computação Eletrônica (CCE) da USP, apresentará uma revisão sobre essa metodologia e os desafios de sua utilização como ferramenta de gestão de recursos hídricos em diferentes escalas de tomada de decisão. Serão apresentados estudos de caso que mostrarão o uso dessa ferramenta a partir da perspectiva de diferentes setores da sociedade, com foco principal nas iniciativas de órgãos gestores e da indústria (brasileira e internacional).

O seminário é uma realização do Grupo de Pesquisa de Governança da Água (GovÁgua) do Programa de Pós-Graduação em Ciências Ambientais (Procam) da USP, Instituto Tecnológico da Aeronáutica (ITA) e Instituto de Eletrotécnica e Energia (IEE) da USP, com apoio do IEA, Escola de Engenharia de São Carlos (EESC) da USP, World Wildlife Fund (WWF) e Programa de Governança Ambiental (GovAmb) do Procam-USP. O encontro conta com o patrocínio do CNPq. O evento contará com tradução simultânea.

 

PROGRAMA
13 de junho
18h Abertura
Adnei Melges de Andrade (vice-reitor executivo de Relações Internacionais da USP), Ildo Sauer (diretor do IEE-USP) e Pedro Roberto Jacobi (coordenador do GovÁgua e do GovAmb-Procam-USP)
18h30 Conferência Inaugural
"A Pegada Hídrica como Instrumento de Gestão em Recursos Hídricos"
Conferencista: Ashok Chapagain (WWF-Reino Unido, cocriador da Pegada Hídrica)
14 de junho
9h Apresentação 1
"Iniciativas e Práticas Voltadas para o Setor Produtivo na Gestão dos Recursos Hídricos"
Expositora: Maite Aldaya (Programa Ambiental das Nações Unidas, Paris, França)
10h Intervalo
10h30 Mesa-Redonda 1
"Pegada Hídrica e o Papel do Setor Produtivo na Gestão dos Recursos Hídricos"
Participantes: Sérgio Camargo (Natura Cosméticos) e Marco Neves (Agência Nacional de Águas)
Moderadora: Vanessa Empinotti (GovÁgua-Procam-USP)
12h30 Intervalo
14h Apresentação 2
"A Análise das Políticas Públicas na Espanha pela Perspectiva da Pegada Hídrica"
Expositor: Alberto Garrido (Universidade Técnica de Madri, Espanha)
15h30 Intervalo
16h Mesa-Redonda 2
"A Pegada Hídrica e sua Potencial Utilização na Gestão de Recursos Hídricos"
Participantes: Eduardo Lanna (SigmaAlfa Consultoria), Mário Mendiondo (EESC-USP) e Wilson Cabral de Sousa Jr. (ITA)
Moderador: Pedro Roberto Jacobi (GovÁgua e GovAmb-Procam-USP)