Você está aqui: Página Inicial / NOTÍCIAS / Seminário apresenta estudos de caso sobre boas práticas urbanas

Seminário apresenta estudos de caso sobre boas práticas urbanas

por Nelson Niero Neto - publicado 01/08/2019 13:15 - última modificação 05/08/2019 11:16

Evento discutirá a gestão de metrópoles no século 21 a partir de exemplos latino-americanos

Santiago do ChileDe 12 a 14 de agosto, das 9h às 18h, o evento Las Metrópoles como Espacios Urbanos en Transformación: Entre la Teoria que Explica y las Prácticas que Transforman receberá especialistas para discutir a gestão de metrópoles do século 21. Entre os temas, estão as transformações destes espaços, as demandas e necessidades de seus moradores, e a elaboração de políticas públicas que busquem mitigar os problemas urbanos contemporâneos.

São 25 vagas para acompanhar presencialmente o seminário, e as inscrições podem ser feitas entre os dias 1° e 9 de agosto neste link. Para assistir à transmissão ao vivo pela internet, não é preciso se inscrever.

O evento é uma parceria entre o grupo de estudos Teoria Urbana Crítica, do IEA, com o Instituto de Estudios Urbanos y Territoriales de la Facultad de Arquitectura, Diseño y Estudios Urbanos (PUC-Chile) e a Red de Investigación sobre Áreas Metropolitanas de Europa y América Latina (RIDEAL).

Urbanização

O espaço urbano é um elemento central para a compreensão do mundo moderno, segundo o comitê organizador do seminário. Ao mesmo tempo, os pesquisadores alertam que a necessidade de repensar estes espaços é evidente. Para isso, argumentam, são necessárias articulações que considerem uma prática socioespacial real e concreta, que seja capaz de identificar os conflitos e as urgências presentes nas metrópoles — entre elas, os problemas sociais relacionados à habitação, saúde e educação.

Nos painéis, especialistas de universidades brasileiras, argentinas, chilenas, colombianas e mexicanas apresentarão pesquisas e estudos de caso sobre as cidades de São Paulo (Brasil), Medellín (Colômbia), Cidade do México (México) e Santiago e Valparaíso (Chile). Confira a programação completa e os conferencistas confirmados.


Seminário apresenta estudos de caso sobre boas práticas urbanas
12 a 14 de agosto, 9h
Sala Alfredo Bosi, IEA, rua da Praça do Relógio, 109, térreo, Cidade Universitária, São Paulo
Evento público, gratuito e com inscrição prévia online, que pode ser feita entre os dias 1º e 9 de agosto. Vagas limitadas para 25 pessoas (por ordem de inscrição). Para assistir ao vivo pela internet não é preciso se inscrever
Mais informações: com Claudia Regina Pereira (clauregi@usp.br), telefone (11) 3091-1686
Página do evento

 

Foto: Felipe Restrepo Acosta/Wikimedia Commons