Você está aqui: Página Inicial / NOTÍCIAS / Seminário discute a importância da missão artística francesa de 1816

Seminário discute a importância da missão artística francesa de 1816

por Flávia Dourado - publicado 18/04/2009 16:30 - última modificação 13/03/2014 14:24

Evento é o segundo encontro do Colóquio Cinco Séculos de Presença Francesa no Brasil, uma iniciativa do Núcleo de Pesquisa Brasil-França (Nupebraf).

O segundo seminário do Colóquio Cinco Séculos de Presença Francesa no Brasil aconteceu no dia 29 de abril de 2009, às 18h30, no Centro Universitário Maria Antonia. O tema discutido foi "A Missão Artística Francesa de 1816", com exposições da historiadora e antropóloga Lilia Moritz Schwarcz, da FFLCH-USP, e do sociólogo Jacques Leenhardt, da École de Hautes Études en Sciences Sociales da França.

A exposição de Leenhardt teve o título "J. B. Debret, um Filho da Revolução Francesa". Já Lilia Moritz falou sobre "Nicolas-Antoine Taunay e o Sol do Brasil". O seminário teve moderação de Antonio Dimas, do Núcleo de Pesquisa Brasil-França (Nupebraf). A coordenação-geral do colóquio é de Leyla Perrone-Moisés, então coordenadora do Nupebraf e professora emérita da FFLCH-USP.

liliajacques.jpg
Lilia Moritz Schwarcz e Jacques Leenhardt, os expositores do próximo seminário do ciclo

O colóquio é uma realização do Nupebraf, com apoio da FFLCH-USP, Centro Universitário Maria Antonia e de duas instituições francesas: o Centre de Recherches sur le Brésil Contemporain da École de Hautes Études en Sciences Sociales e a Maison de Sciences d l'Homme. O ciclo integra a programação oficial do "Ano da França no Brasil".

O primeiro seminário foi realizado no dia 25 de março e tratou das "Invasões Francesas", com apresentações de Frank Lestringant (Sorbonne) e Beatriz Perrone-Moisés (FFLCH-USP). Além do seminário de abril, estão previstos outros seis até novembro: "O Século 19: um Imenso Galicismo", "Vanguardas do Século 20", "A Cultura Francesa em 2009: sua Imagem, seu Futuro", "Cinema e Fotografia", "Literatura" e "Arte e Arquitetura".

O Ano da França no Brasil é organizado por: no Brasil, Comissariado Geral Brasileiro, Ministério da Cultura e Ministério das Relações Exteriores; na França, Comissariado Geral Francês, Ministério das Relações Exteriores e Européias, Ministério da Cultura e da Comunicação e Culturesfrance.

logofrancanobrasil.jpg

ASSISTA AO VÍDEO DO EVENTO AQUI