Você está aqui: Página Inicial / NOTÍCIAS / USP sediará seminário internacional sobre filantropia na ciência

USP sediará seminário internacional sobre filantropia na ciência

por Mauro Bellesa - publicado 10/04/2024 13:55 - última modificação 12/04/2024 06:53

1º Seminário Internacional “Ciência Encontra a Filantropia" acontece dia 16 de abril, das 9h às 17h.

No dia 16 de abril, das 9h às 17h, será realizado o 1º Seminário Internacional “Ciência Encontra a Filantropia", destinado a promover o diálogo entre as comunidades científica e filantrópica no Brasil e com organizações internacionais dedicadas a essa interação [veja a programação completa].

Organizado pelo Grupo de Estudos de Modelos de Apoio à Ciência Gema Filantropia, do IEA, e pela Fundação José Luiz Egydio Setúbal (FJLES), com apoio do Instituto para o Desenvolvimento do Investimento Social (Idis), o seminário reunirá líderes de universidades, instituições de pesquisa, entidades filantrópicas, agências de financiamento, autoridades governamentais de ciência e tecnologia e pesquisadores engajados na causa.

O encontro é público e gratuito. Para participar é preciso realizar inscrição prévia online [clique aqui para isso]. A atividade será realizada na Sala do Conselho Universitário, na rua da Reitoria, 109, Cidade Universitária, São Paulo. Haverá transmissão ao vivo pelo site do IEA, sem necessidade de inscrição.

Objetivos e temas

Além de estimular a colaboração entre as comunidades científicas e filantrópicas brasileiras e criar canais de comunicação com entidades de filantropia científica internacionais, outro objetivo do encontro é divulgar o Gema Filantropia, buscando ampliar a rede de colaboradores e apoiadores do projeto.

A experiência internacional sobre a intersecção de filantropia e ciência será o tema da conferência de Joseph R. Betancourt, presidente do Commonwealth Fund, entidade sediada em Nova York, EUA, que desde 1918 se dedica a apoiar a ciência, com ênfase no campo da saúde.

A mesa sobre iniciativas e desafios enfrentados pela filantropia científica no Brasil terá representantes do Instituto Serrapilheira e IEA.

As necessidades e propostas para a promoção de um ambiente legal favorável à filantropia na ciência serão debatidas por integrantes do Idis e do escritório SBSA Advogados. A última mesa tratará de estratégias e ações futuras para fortalecer a filantropia científica no Brasil.

No encerramento do seminário será lançado o livro "Filantropia de Risco: Do Desenvolvimento Científico ao Desenvolvimento Sustentável", publicado pela FJLES e considerado um passo importante para a discussão sobre o papel da filantropia no avanço científico sustentável. A autoria é de Marcos Kisil, professor sênior da Faculdade de Saúde Pública da USP.

9h

Cerimônia de Abertura

Carlos Gilberto Carlotti Junior (reitor USP), José Luiz Egydio Setubal (presidente FJLES), Vahan Agopyan, a confirmar (secretário de Ciência, Tecnologia e Inovação do Estado de São Paulo), Guilherme Ary Plonski (IEA) e Roseli de Deus Lopes (diretora nomeada do IEA)

10h