Você está aqui: Página Inicial / NOTÍCIAS / Série de seminários abordará as relações entre conhecimento científico e vida social

por Vinícius Sayão - publicado 01/08/2017 14:45 - última modificação 02/08/2017 13:57

Como parte da disciplina de pós-graduação em Psicologia "Intervenção Social e Conhecimento Científico: Redes Sociais e Movimentos Coletivos", seminários acontecem de agosto ao final de novembro

Eda Tassara - Perfil
Eda Tassara será a expositora dos seminários

Durante o segundo semestre, uma série de encontros abordará as relações entre conhecimento científico e vida social. Os seminários fazem parte da disciplina de pós-graduação em Psicologia “Intervenção Social e Conhecimento Científico: Redes Sociais e Movimentos Coletivos”, do Instituto de Psicologia (IP) da USP, e serão expostos por Eda Tassara, doutora em Psicologia pela USP e coordenadora do Grupo de Pesquisa em Política Ambiental do IEA. O primeiro encontro acontece no dia 17 de agosto, às 14h, na sala 36 do Bloco F do IP. Todos serão públicos e gratuitos.

“Os seminários pretendem promover, mediante estudos das questões apontadas, a compreensão crítica de relações entre conhecimento científico e vida social como condicionantes de projetos alternativos de futuro, mediados por, e comprometidos com sistemas arbitrários de valores de verdade, em difusão midiática e tecno-eletrônica”, explica Eda.

Com a emergência das ciências processuais aplicadas à leitura e à interpretação da realidade natural e social, surgiu um problema epistemológico contemporâneo: o debate entre verdade científica e verdade histórico-literária. Por outro lado, o surgimento dos métodos da engenharia, como especialidades teóricas da prática, gerou as condições para a emergência de uma tecnologia científica, subordinando processo científico e social a processo produtivo.

Confira a programação completa:

17/08

O que é a tecnologia? Arte, ciência e técnica

24/08

Tecnologia científica: tradição e conhecimento

31/08

A construção histórica do sistema científico-tecnológico: a big Science e o domínio político do conhecimento

14/09

O desvelamento teórico da realidade: filosofia, sabedoria, linguagem e pensamento.

21/09

Épisteme theoritiké: identidade, não contradição e terceiro excluído.

28/09

O pensamento e o método lógico: a crítica entre verdades e falsidades e o cotejamento com os fatos

05/10

A crítica metódica e seus procedimentos: da geometria e aritmética no cálculo e descrição de fenômenos à matematização da natureza

19/10

Interfaces conhecimento, ciência e sociedade: a emergência da engenharia e o encontro da invenção com a imaginação utópica na modernidade

26/10

Utopias versus distopias na luta política pelo futuro histórico

09/11

Civilização e cultura: globalização, mundialização e seus confrontos  no âmago psicossocial do político

16/11

A trans-historicidade do conhecimento científico e a construção das estruturas lógico-matemáticas: a contemporaneidade para além do senso-comum

23/11

Massa e Poder no século XXI. Redes como estrutura algébrica e sua disponibilização como instrumento tecnológico: ordem e decisão nas operações estratégicas de manipulação das informações

30/11

Debate final: O que é a intervenção social no contexto do conhecimento teórico?

Ciclo Intervenção Social e Conhecimento Científico: Redes Sociais e Movimentos Coletivos (seminários)

Instituto de Psicologia, Bloco F, sala 36, Butantã, São Paulo
Evento gratuito, sem transmissão ao vivo
Sem inscrição prévia