Você está aqui: Página Inicial / NOTÍCIAS / Encontro performático marca lançamento do livro 'SincrétiKa', de Massimo Canevacci

Encontro performático marca lançamento do livro 'SincrétiKa', de Massimo Canevacci

por Mauro Bellesa - publicado 11/04/2014 17:45 - última modificação 08/11/2019 16:46

Lançamento do livro "SincrétiKa — Explorações Etnográficas sobre Artes Contemporâneas", do antropólogo Massimo Canevacci, realiza-se na Tenda Cultural Ortega Y Gasset, Cidade Universitária, São Paulo, no dia 16 de abril, às 17 horas.

Capa do livro "SincretiKa" - 2

O livro "SincrétiKa — Explorações  Etnográficas sobre Artes Contemporâneas", do antropólogo Massimo Canevacci, da Università degli Studi di Roma La Sapienza e professor visitante do IEA-USP, será lançado em encontro performático no dia 16 de abril, às 17 horas, na Tenda Cultural Ortega Y Gasset da USP. Na ocasião, a artista Néle Azevedo apresentará seu projeto de ação urbana "Mínimo Monumento".

Segundo Canevacci, "o evento pretende experimentar uma maneira inovadora de apresentar um livro que desenvolve uma pesquisa etnográfica sobre as artes contemporâneas, por isso mesclará linguagens e formas narrativas numa polifonia compositiva". Especialistas em arte, filosofia e antropologia apresentarão reflexões sobre a obra.

'Monumento Mínimo', de Néle Azevedo, Santiago, Chile, 2012
"Monumento Mínimo", de Néle Azevedo, em Santiago, Chile, em 2012

Monumento Mínimo

O projeto de Néle Azevedo vem sendo apresentado em cidades de diferentes países e culturas. O trabalho é assim descrito no site da artista:

"São inúmeras esculturas em gelo colocadas a derreter em espaços públicos onde atraem a atenção dos passantes, provocando uma suspensão do seu trajeto cotidiano. Numa ação de poucos minutos, ele subverte os cânones oficiais do registro da memória em monumentos públicos, reduzindo o tamanho do monumento a vinte centímetros de altura, tornando-o móvel e fugaz e homenageando homens comuns em lugar de dirigentes e heróis. Com isso realiza uma apreensão concreta, poética e política do espaço, do corpo na cidade e do monumento no espaço coletivo."

O evento é gratuito e não requer inscrição. Durante o lançamento, o livro "SincrétiKa — Explorações  Etnográficas sobre Artes Contemporâneas" (Studio Nobel,  2013, 296 páginas) estará à venda por preço promocional. O encontro é uma realização do IEA-USP e da Tenda Cultura Ortega Y Gasset, da Pró-Reitoria de Cultura e Extensão Universitária (PRCEU). A tenda fica na Avenida do Anfiteatro, s/n, Cidade Universitária, São Paulo. Mais informações podem ser obtidas com Sandra Sedini (sedini@usp.br), telefone (11) 3091-1678.

Foto: Néle Azevedo