Você está aqui: Página Inicial / NOTÍCIAS / Sociedade é quem mais ganha com Embrapii em Ribeirão, diz professor

Sociedade é quem mais ganha com Embrapii em Ribeirão, diz professor

por Thais Cardoso - publicado 06/04/2022 15:00 - última modificação 06/04/2022 15:00

Empresa Brasileira de Pesquisa e Inovação Industrial terá nova unidade na FMRP, que vai atuar no desenvolvimento de fármacos e biofármacos

A Empresa Brasileira de Pesquisa e Inovação Industrial (Embrapii) chegou recentemente a Ribeirão Preto, graças ao credenciamento da Faculdade de Medicina de Ribeirão Preto da USP. A unidade vai atuar no desenvolvimento de fármacos e biofármacos, o que deve trazer uma série de impactos positivos para a cidade e a região. Para entender quais serão eles, o USP Analisa entrevista em seu podcast o professor da Faculdade de Medicina de Ribeirão Preto da USP e diretor-geral dessa nova unidade da Embrapii, Fernando de Queiroz Cunha.

No trecho que vai ao ar nesta semana na Rádio USP, ele explica o que é e como funciona a Embrapii. “Ela é uma organização social criada em 2013 que tem um arranjo público, mas uma menor burocracia no encaminhamento das suas ações. Ela faz contrato com órgãos de governo, por exemplo o Ministério da Ciência e Tecnologia, Ministério da Saúde, Ministério da Educação, instituições de governo que têm também a finalidade de desenvolvimento de pesquisa e inovação no país. Através desses contratos, a Embrapii consegue recursos financeiros para desenvolver projetos específicos”.

Segundo ele, antes da Embrapii, instituições de pesquisa precisavam entrar em contato diretamente com o setor privado para fechar parcerias e financiar o desenvolvimento de fármacos. Agora, a Embrapii faz a intermediação e entra com um terço dos recursos, o que estimula ainda mais essas parcerias.

“O setor privado ganha? Ganha muito. Nós ganhamos? Ganhamos também. E quem mais ganha? A sociedade, porque a partir do momento que nós desenvolvermos novos fármacos, ela terá um melhor atendimento. Além disso, vão se vender muito mais medicamentos. Pagam-se impostos sobre os medicamentos que são vendidos e esses impostos retornam à sociedade. Ou seja, nós criamos um círculo virtuoso em que aparentemente todos ganham. Essa é a ideia da Embrapii”, diz o professor.

O USP Analisa é quinzenal e leva ao ar nesta sexta, às 16h45, um pequeno trecho da entrevista, que pode ser acessada na íntegra nas plataformas de podcast Spotify, Apple Podcasts e Google Podcasts.

O programa é uma produção conjunta do Instituto de Estudos Avançados Polo Ribeirão Preto (IEA-RP) da USP e da Rádio USP Ribeirão Preto. Para saber mais novidades sobre o USP Analisa e outras atividades do IEA-RP, inscreva-se em nosso canal no Telegram.