Você está aqui: Página Inicial / NOTÍCIAS / 3ª edição da Intercontinental Academia terá pesquisadora indicada pelo IEA

3ª edição da Intercontinental Academia terá pesquisadora indicada pelo IEA

por Vinícius Sayão - publicado 15/09/2017 16:30 - última modificação 18/09/2017 17:04

Carla Aparecida Arena Ventura, professora do curso de Enfermagem da USP, foi selecionada para participar dos dois workshops da ICA, em Cingapura e Reino Unido
Carla Ventura

O Comitê Científico da terceira edição da Intercontinental Academia (ICA) selecionou Carla Aparecida Arena Ventura, professora do curso de Enfermagem da Universidade de São Paulo, em Ribeirão Preto, para participar das duas fases da ICA, que acontecerão na Ásia e na Europa. Carla havia sido uma das três pré-selecionadas pelo IEA. Em Cingapura, o evento será de 19 a 28 de março de 2018. Já o segundo workshop, que acontece em Birmingham, Reino Unido, será em março de 2019.

Organizada pela Universidade de Birmingham, Reino Unido, e pela Universidade Tecnológica de Nanyang, Cingapura, esta edição da Intercontinental Academia tem como tema “Leis: Rigidez e Dinâmicas”, que foi escolhido para gerar um debate intelectual acerca do conceito de leis, já que estas possuem diferentes significados em diferentes cenários, culturas e indivíduos.

“O tema demanda reflexão, análise e comparação para elucidar as origens das leis e as tensões existentes entre elas. Seja examinando as leis concebidas pela humanidade ou leis naturais, existe potencial para grandes interações entre diferentes disciplinas e gerar conhecimento a partir disso”, explicam os organizadores.

Por ter sido selecionada, Carla terá suas despesas com viagens pagas pelo IEA, integral ou parcialmente, dependendo do acordo com os Institutos sede.

A Intercontinental Academia é um programa da University-Based Institutes for Advanced Study (Ubias), rede que reúne 36 institutos de estudos avançados de universidades de todos os continentes. A primeira edição do programa, cujo tema central era o Tempo, foi organizada pelo IEA e pelo Instituto de Pesquisa Avançada da Universidade de Nagoya. A segunda, aconteceu em 2016 em Jerusalém e em Bielefeld, Alemanha, com o tema dignidade humana.

Perfil

Carla Ventura é formada em Relações Internacionais pela Universidade de Brasília (UnB) e em Direito pela Unesp, onde também adquiriu seu mestrado Direito Internacional. Além desses, ainda possui doutorado em Administração pela USP.

Atualmente, é professora do Departamento de Enfermagem Psiquiátrica e Ciências Humanas da Escola de Enfermagem da USP de Ribeirão Preto, onde leciona sobre direitos humanos, saúde, desenvolvimento, saúde mental, bioética e legislação da enfermagem, entre outros. Ela também coordena um grupo de pesquisa sobre saúde global, liderando uma equipe de graduandos, mestres, doutores e pós-doutores.

Foto: Escola de Enfermagem da USP Ribeirão Preto